Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Psicólogo Fernando Habibe Filho dá dicas para enfrentar a quarentena e muito mais na coluna. Confira!

Marcelo Chaves

24/03/2020 8h00

Em tempos de coronavírus – atualmente o mundo só fala e luta contra a pandemia de Covid-19 – a coluna ouviu o psicólogo e mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Fernando Habibe Filho.

Fernando deu cinco dicas básicas para enfrentar da melhor maneira possível a quarentena, em que todos nós estamos tendo que obedecer, afim de evitar o contágio e propagação do vírus no Distrito Federal.

“Todas essas dicas, além de serem facilmente cumpridas, vão fazer com que o tempo seja aproveitado de maneira saudável, diminuindo a ociosidade para todos os membros da família”, destacou Habibe Filho.


1  

Aproveite esse tempo em casa para colocar a leitura em dia. Leia o que você quiser, jornal, revista, livros, artigos científicos, qualquer coisa que ajude a deixar o cérebro funcionando e sendo utilizado.

2

Pratique atividades físicas. Pesquisas apontam que com a liberação de substâncias (endorfina, serotonina e noradrenalina), via atividade física, o nível de estresse e ansiedade diminuem. Além disso, a atividade física é um ótimo aliado para manter sua imunidade boa.

3

Tentar manter contato com pessoas que você gosta por meios de comunicação digital. Estar em contato com quem gostamos é essencial para que consigamos enfrentar essa situação que estamos vivendo. Essa rede de apoio gera um efeito positivo no enfrentamento da quarentena. Esse contato por mais que não tenha um abraço, um beijo, um toque, serve para matar um pouco a saudade que podemos sentir, por isso, tentar dar informações aos seus familiares e amigos sempre que possível é essencial.

4

Caso você tenha crianças/adolescentes em casa, tente diversificar as atividades. Tente tirar alguns móveis da sala e faça um campo de futebol, um acampamento ou uma área de brincadeiras. Arrisque-se também e coloque a leitura familiar em dia, escolhendo um livro para cada membro da família ler. Essas são algumas das opções. Dividir tarefas é essencial, por mais que ache que trabalha muito no dia-a-dia e que não tem problema ficar o dia inteiro deitado. Provavelmente você irá entrar em estado de tédio, por isso para não chegar lá, está na hora da tão sonhada divisão justa das tarefas de casa.

5

Evite ficar apenas ouvindo notícias do vírus o dia inteiro e se informe sobre aquilo que é realmente necessário, tais como: medidas que estão sendo tomadas pelo governo, como está a situação no Brasil e no mundo, se já existe alguma medicação que seja eficaz e se há algum remédio proibido, caso esteja adoentado. O excesso de informação para quem tem ansiedade por exemplo, gera um desconforto enorme. Por isso, aproveite os canais liberados por empresas de televisão e assista séries,  documentários, filmes e programas de tevê.

6

Criar uma rotina dentro de casa, como acordar um pouco mais tarde, cozinhar todos os dias, praticar exercício físico, ler e estudar é essencial. Criar essas rotinas dentro de casa é indispensável para não ficarmos com o tempo ocioso.

Pelo bem…

O YouTube Brasil está lançando uma campanha muito interessante essa semana com os maiores canais do Brasil para conscientizar as pessoas a lavarem as mãos e ficarem em
casa para evitar a propagação do Covid – 19 no país.

…de todos

A maioria do conteúdo é direcionado para divertimento e incentivo aos decretos lançados pelo Estado, para conter a pandemia. Entre os escolhidos estão famosos como Lucas Neto e Carolina Ferraz, além do Manual do Mundo.

Lodo

Com o pânico de contaminação pelo novo coronavírus em Brasília, muitas piscinas na capital estão ficando sem limpeza. Os donos das residências temem contato com os piscineiros. Ponto para a dengue, que vem crescendo bastante no Brasil.

Gratidão

Ex-campeão de vôlei, Giba fez um agradecimento especial em suas redes sociais para o embaixador do Brasil na Polônia, Hadil Vianna, que junto com o governo brasileiro auxiliou na retirada de brasileiros de lá para o Brasil.

Susto

Genro do ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel, Joel Braga, casado do Gisela Maciel, está com coronavírus. Este esteve internado em estado grave na UTI de um hospital particular de Goiânia. Joel já está fora de perigo e em recuperação.

Foto: arquivo pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado