O Pontão do Lago Sul esteve movimentado de autoridades na noite de ontem. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, lançou o seu aguardado livro “Inteligência Artificial, Plataformas Digitais e Democracia — Direito e Tecnologia no Mundo Atual”, pela Editora Fórum. O restaurante Soho foi o cenário da noite de autógrafos, que teve uma fila grande na entrada para adquirir a obra, com tema atual e bastante interessante.

Em seu novo livro, o ministro Barroso, entre as reflexões sobre as novas tecnologias presentes no mundo e o impacto das redes sociais na democracia, trata sobre os riscos da inteligência artificial, os seus benefícios e critérios de regulação, e o que entende como deveres mínimos das plataformas na moderação de conteúdos ilícitos. Autoridades, magistrados, advogados, jornalistas e estudantes marcaram presença na noite.

O presidente do STF também aborda temas como a resistência democrática ante o populismo autoritário, o papel dos algoritmos nas mídias sociais e os desafios da moderação de conteúdo na internet, com o propósito de que o livro sirva como um guia para acadêmicos e profissionais do Direito. Ele é entusiasta da nova tecnologia, porém entende que a sensibilidade humana ainda será indispensável para lidar com desafios futuros no segmento do Direito.

Fotos; Marcelo Chaves e JP Rodrigues