Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Presidente da CEB, Edison Garcia é agraciado com título de Cidadão Honorário de Brasília

Cerimônia foi realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal com a presença de autoridades

Marcelo Chaves

17/09/2025 8h50

Isabela com o marido homenageado Edison Garcia

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na manhã de ontem, sessão solene para conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia. A proposta foi do deputado Iolando (MDB), autor do projeto. Nascido em Aquidauana–MS, Garcia construiu no DF uma trajetória de sucesso ligada ao serviço público, ao setor energético e também ao desenvolvimento institucional.

Administrador de Ceilândia, Dilson Almeida, o presidente do TCDF, Manoel de Andrade, deputado Rogério Morro da Cruz, deputado Pedro Paulo, o homenageado Edison Garcia, deputado Iolando, a secretária executiva da secretaria de Governo do DF, Sueli de Sousa, secretário de Obras, Valter Cassimiro, e o presidente da Neoenergia, Frederico Candian

Advogado e procurador federal de carreira, atuou em diferentes e importantes órgãos, como o INSS, onde lançou o aplicativo Meu INSS, revolucionário meio de acesso digital aos serviços da Previdência Social, facilitando a vida de milhões de segurados em todo o país. Além disso, participa da vida social de Brasília como presidente do conselho de Administração do Iate Clube, onde também foi comodoro por quatro anos, realizando aplaudido trabalho.

Carlos Afonso Benevides, Edison Garcia e o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto

Desde 2019, Edison é presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), onde liderou em 2020 o processo de privatização do braço de distribuição da companhia, resultando em uma venda de R$ 2,5 bilhões, avaliada como muito bem-sucedida pelo mercado e revertendo na melhoria da prestação de serviço aos cidadãos. Atualmente, comanda importantes projetos à frente da empresa, com foco na modernização da iluminação pública do Distrito Federal.

Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecida da Costa Freire

Sob seu comando, a empresa pretende iluminar a capital federal com 100% de luminárias em LED até o início do próximo ano, além de focar na expansão de projetos voltados à transição energética, com a construção de energias solares que podem colocar Brasília na vanguarda da captura de carbono e produção de energia limpa. Trabalhos que estão sendo feitos ao longo de sua gestão com muita transparência, equilíbrio e seriedade.

Ana Carolina Garcia e Rafael Vidal

“Recebo com enorme alegria e gratidão o título de Cidadão Honorário de Brasília. Agradeço à Câmara Legislativa, em especial ao deputado Iolando, por essa honrosa homenagem, que reconhece não apenas a minha trajetória profissional, mas também a minha caminhada de vida nesta cidade que me acolheu”, destacou Garcia. O título reconhece personalidades que, mesmo não nascidas no DF, colaboram para
o fortalecimento econômico e social da capital.

Maestro Claudio Cohen

No caso de Edison, o gesto simboliza o reconhecimento à sua experiência técnica como servidor público e gestor, e ao compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Brasília. “Este título simboliza, para mim, o reconhecimento das minhas atuações enquanto servidor público e, mais recentemente, como presidente da CEB, sempre com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Distrito Federal e para o bem-estar da sociedade.

Fotos: JP Rodrigues/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado