A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na manhã de ontem, sessão solene para conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia. A proposta foi do deputado Iolando (MDB), autor do projeto. Nascido em Aquidauana–MS, Garcia construiu no DF uma trajetória de sucesso ligada ao serviço público, ao setor energético e também ao desenvolvimento institucional.

Advogado e procurador federal de carreira, atuou em diferentes e importantes órgãos, como o INSS, onde lançou o aplicativo Meu INSS, revolucionário meio de acesso digital aos serviços da Previdência Social, facilitando a vida de milhões de segurados em todo o país. Além disso, participa da vida social de Brasília como presidente do conselho de Administração do Iate Clube, onde também foi comodoro por quatro anos, realizando aplaudido trabalho.

Desde 2019, Edison é presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), onde liderou em 2020 o processo de privatização do braço de distribuição da companhia, resultando em uma venda de R$ 2,5 bilhões, avaliada como muito bem-sucedida pelo mercado e revertendo na melhoria da prestação de serviço aos cidadãos. Atualmente, comanda importantes projetos à frente da empresa, com foco na modernização da iluminação pública do Distrito Federal.

Sob seu comando, a empresa pretende iluminar a capital federal com 100% de luminárias em LED até o início do próximo ano, além de focar na expansão de projetos voltados à transição energética, com a construção de energias solares que podem colocar Brasília na vanguarda da captura de carbono e produção de energia limpa. Trabalhos que estão sendo feitos ao longo de sua gestão com muita transparência, equilíbrio e seriedade.

“Recebo com enorme alegria e gratidão o título de Cidadão Honorário de Brasília. Agradeço à Câmara Legislativa, em especial ao deputado Iolando, por essa honrosa homenagem, que reconhece não apenas a minha trajetória profissional, mas também a minha caminhada de vida nesta cidade que me acolheu”, destacou Garcia. O título reconhece personalidades que, mesmo não nascidas no DF, colaboram para
o fortalecimento econômico e social da capital.

No caso de Edison, o gesto simboliza o reconhecimento à sua experiência técnica como servidor público e gestor, e ao compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Brasília. “Este título simboliza, para mim, o reconhecimento das minhas atuações enquanto servidor público e, mais recentemente, como presidente da CEB, sempre com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Distrito Federal e para o bem-estar da sociedade.
Fotos: JP Rodrigues/Jornal de Brasília