Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Os bastidores das posses do presidente Lula e do governador Ibaneis Rocha

Marcelo Chaves

02/01/2023 12h00

No Rolls-Royce presidencial, o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin com as respectivas esposas Janja, vestindo criação da estilista Helô Rocha, e Lu Alckmin, usando modelo da estilista Glória Coelho

  • Brasília esteve agitada nesses últimos dias com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também com as cerimônias de recondução ao cargo do governador Ibaneis Rocha e de posse da vice-governadora Celina Leão. Mais de 60 delegações estrangeiras e chefes de estado aterrissaram na capital para a posse de Lula, número quatro vezes maior em comparação com a posse do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Alckmin e Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
  • Muitos chefes de Estado chegaram com antecedência a Brasília, caso do presidente de Angola, João Lourenço, que chegou na cidade no dia 31 de dezembro. Ele passou o réveillon na residência oficial da Embaixada de Angola, no Lago Sul. O chef brasiliense Halil Ceyhan foi escalado para assinar o cardápio do jantar de virada de ano que teve como destaque o robalo grelhado ao molho de coco, entre outras delícias preparadas, muito elogiado pelo mandatário.
O presidente recebeu a faixa de representantes da população brasileira
  • Já pelos lados do Setor Hoteleiro Sul, no mesmo complexo hoteleiro em que o presidente Lula está hospedado, só que no Meliá Brasil 21, quem chegou na madrugada de ontem foi o príncipe saudita e ministro das relações exteriores da Arábia Saudita, Aisal Bin Farhan Al-Saud. Ele entrou no hotel e foi direto para a academia de ginástica malhar. O espaço teve que ser aberto antes do horário previsto para o hóspede ilustre.
Do parlatório do Palácio do Planalto, Lu e Geraldo Alckmin com Lula e Janja
  • Além do príncipe saudita, o rei da Espanha, Filipe VI, e a presidente do Senado da Rússia, Valentina Matviyenko, também estavam no mesmo endereço, em suítes separadas. Todos vieram para a posse do presidente Lula. Hóspedes e funcionários do hotel ficaram com uma impressão muito boa do monarca espanhol, que durante a sua estada no local foi muito atencioso e simpático posando até para fotos com o staff do hotel.
Lula com Janja acena ao público
  • Quem pensou que o presidente Lula e a primeira-dama Janja fossem passar a virada do ano na casa de algum conhecido se enganou. O réveillon do casal Lula da Silva foi no hotel onde está hospedado, o Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá, até mesmo para que o presidente se preservasse poucas horas antes de sua posse. O evento privado para 80 pessoas, a maioria composta por familiares, foi no restaurante Dalí.
Rei Filipe VI com o presidente Lula
  • Entre os pratos servidos no jantar de réveillon de Lula, Janja e familiares, estavam a porchetta a pururuca com queijo coalho, o bacalhau com natas, a paleta de cordeiro com molho de hortelã e o ravioli de pera com castanha de baru ao molho Alfredo. Já para a sobremesa, mini rabanada servida com doce de leite e nozes, o cheesecake com calda de frutas e o mousse de chocolate com damasco e uísque, muito elogiado.
Janja e Lula chegando ao Palácio Itamaraty
  • O vice-presidente Geraldo Alckmin e a esposa Lu Alckmin, passaram a entrada de 2023 na casa do primo de Geraldo, o advogado José Eduardo Alckmin, e da esposa Geiza, no Lago Sul. Foi uma virada do ano bem intimista e descontraída. O casal Alckmin, feliz, estava acompanhado dos filhos Sophia e Geraldo Alckmin Neto, do genro Mário Ribeiro, da nora Karla, e também dos netos Mateo, Fillipa, Alexa, Lucca e Enzo.
Governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha na missa do Santuário Dom Bosco
  • Já na recondução ao cargo do governador Ibaneis Rocha e da posse da vice-governadora Celina Leão, o dia começou cedo para Ibaneis e Celina com uma missa de ação de graças ao governador reeleito no Santuário Dom Bosco. Após o encontro, momento de fé e também de agradecimento pela vitória nas eleições, todos seguiram para a Câmara Legislativa do Distrito Federal para a solenidade de recondução ao cargo.
Governador Ibaneis Rocha com a primeira-dama Mayara Noronha, os filhos Mateus e Caio e a mãe dona Mercedes
  • A Câmara Legislativa ficou pequena para a grande quantidade de convidados presentes, entre autoridades, políticos, amigos e apoiadores de Ibaneis e Celina. Ocasião em que o governador teve um gesto de carinho com mãe, dona Mercedes, que ganhou palavras carinhosas do filho. Após a cerimônia, Ibaneis Rocha e sua vice seguiram para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Ibaneis Rocha e Celina Leão na cerimônia ocorrida na Câmara Legislativa
  • Ele chegou por lá às 12h30, acompanhado da esposa, Mayara Noronha Rocha, dos filhos Caio e Mateus e da mãe, dona Mercedes. O governador encontrou um auditório lotado com mais de 2 mil convidados e apoiadores. No local, empossou oficialmente os 29 secretários que irão compor o seu novo mandato. Na ocasião, ele fez um aplaudido e emocionante discurso de cerca de 20 minutos, que prendeu a atenção de todos.
O carinho do governador com a mãe, dona Mercedes
  • Ibaneis falou sobre o papel da política em um momento de forte polarização no Brasil. “Passamos por um ano de muita divisão em que, muitas vezes, as ideias das pessoas não eram confrontadas com outras ideias, mas sim com brutalidade e revanchismo”, observou. “Nossa função, como políticos, é tentar pacificar o país. Precisamos unir cada vez mais a população e nossa cidade. E Brasília tem que dar o exemplo”.
O casal saindo da CLDF em direção ao Centro de Convenções
  • O chefe do executivo local ressaltou ainda a felicidade de ter vencido o processo eleitoral no primeiro turno. “É um dia de muita alegria, de muita esperança. Vou entregar todos os meus dias nos próximos quatro anos para administrar esta cidade com muito carinho e determinação”, garantiu. Ele é o segundo governador do DF a conquistar a reeleição. Ao final do evento, Ibaneis Rocha deu uma entrevista coletiva.
Primeira-dama Mayara Noronha vestiu uma criação do estilista Eduardo Azevedo
  • Elegantemente vestida com uma criação do estilista Eduardo Azevedo, a primeira-dama Mayara Noronha atendeu a todos que pediram fotos com extrema simpatia. De lá, Mayara e o governador foram almoçar na Trattoria da Rosario, no Lago Sul, antes de seguir para os eventos oficiais de posse do presidente Lula. Um domingo movimentado e com as melhores energias logo no primeiro dia do ano.

Fotos: Agência Brasil, Agência Brasília, Ricardo Stuckert e Dyego Santos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado