Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Os bastidores da posse do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

Marcelo Chaves

05/02/2024 8h00

Logo após a assinatura de sua posse, o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, posa ao lado do presidente Lula e do novo ministro do STF, Flávio Dino, próximo da primeira-dama Janja, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e do presidente do STF, Luís Roberto Barroso

  • O ex-presidente e ministro do STF, Ricardo Lewandowski, tomou posse na semana que passou como novo ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi quem deu posse a Lewandowski.
  • A cerimônia acompanhada por centenas de convidados, entre políticos, magistrados, advogados e familiares do novo ministro foi uma das mais prestigiadas dos últimos tempos. Logo na entrada, uma fila grande de convidados formou-se na manhã da última quinta-feira, pouco antes do encontro começar.
  • Lewandowski chegou ao palácio do Planalto acompanhado da esposa Yara, a quem o presidente Lula em seu discurso citou fazendo menção ao companheirismo dela com o marido. Yara foi uma das apoiadoras para que o esposo aceitasse o convite feito por Lula para que ele assumisse a pasta.
  • O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e futuro ministro do STF, Flávio Dino, abriu seu discurso destacando ter sido uma honra servir ao Brasil ao lado de todos os representantes do Poder Executivo, sendo muito aplaudido tanto pelos convidados quanto pelas autoridades presentes na ocasião.
  • Já Lula em suas falas agradeceu Dino pelo trabalho realizado. “É um homem que eu respeito e que tenho 100% de confiança. Vai passar para a história normatizando as atividades do ministério”, disse o presidente, que deu boas-vindas a Lewandowski, exaltando a sua qualificação para o cargo.
  • Lewandowski fez um agradecimento ao antecessor por ter deixado um ministério perfeitamente em ordem. Disse ainda estar muito honrado por ter sido convidado por Lula para chefiar o MJSP, o primeiro ministério criado no país, em 3 de julho de 1822, antes mesmo da Independência do Brasil.

Fotos: Vinícius Santa Rosa e Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado