fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Coluna Marcelo Chaves

Nutricionista Clayton Camargos dá dicas de alimentação saudável em tempos de isolamento social

Marcelo Chaves

Publicado

em

PUBLICIDADE

NUTRICIONISTA CLAYTON CAMARGOS DÁ DICAS DE COMO PASSAR O ISOLAMENTO SOCIAL FAZENDO REFEIÇÕES EQUILIBRADAS

Com o isolamento social, sentimentos como a ansiedade podem acabar sendo descontados na comida, contrariando uma alimentação saudável, ideal para esses tempos de confinamento que enfrentamos. Para o nutricionista brasiliense Clayton Camargos, famoso pelo trabalho que desenvolve na capital, a permanência em casa pode ser uma aliada para a definição de horários a serem seguidos ao longo do dia com um cardápio saudável. Confira algumas dicas dadas pelo profissional.

1-

Para o café da manhã consuma boas fontes de proteína como ovos e queijo magro. Inclua suco verde e frutas, que são ricas em vitaminas e minerais, procurando sempre variar as frutas. Quando for consumir pão, opte pela versão integral que é mais rica em fibras e auxilia no funcionamento intestinal.

2-

Para o almoço, considerada uma das refeições mais importantes do dia, contemple uma boa variedade de legumes, hortaliças e boas fontes de carboidrato como arroz integral, batata doce, mandioca ou inhame. As proteínas magras, como peixe, frango e patinho são as mais indicadas.

3-

Nos lanches intermediários entre as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar-, a recomendação é para frutas, aveia, ovos, sementes e castanha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4-

Já no jantar priorize uma refeição mais leve com peixe ou frango e legumes. Outra dica importante para ajudar na digestão e qualidade do sono, é realizar o jantar mais cedo. Ter um sono de qualidade ajuda a reduzir os níveis de estresse.

5-

Antes de dormir, tome um chá de camomila ou melissa e se tiver fome, opte por um iogurte com castanhas ou uma fruta como kiwi, por exemplo, com sementes, pode ser de chia, abóbora ou girassol.

6-

Não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a covid-19. A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. Não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde.

7-

Uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. Se o indivíduo se alimentar corretamente, seu sistema imune estará competente, independentemente do tipo de infecção.

8-

Sobre os suplementos de minerais e vitaminas: só é necessário lançar mão desses produtos caso haja diagnóstico de algum nutriente em falta. Se a alimentação de uma pessoa é balanceada, ela já recebe esses elementos nas quantidades suficientes para manter a boa performance do sistema imune. A recomendação para quem não tem um cardápio equilibrado é, em um primeiro momento, mudar esse comportamento. Agora, se não resolver, poderá usar suplementos sob orientação profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: Arquivo Pessoal


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade