Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Mostra sobre Brasília ganha destaque em Paris

Capital federal ganhou exposição no Palais d’Iéna com a proposta de proporcionar uma imersão na história da cidade concebida por Lúcio Costa e marcada pela arquitetura de Oscar Niemeyer

Marcelo Chaves

06/04/2026 20h37

whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.46

Exposição reuniu mais de três mil visitantes durante o período em que esteve aberta / Fotos: Walter Craveiro

A exposição “Brasília: da Utopia à Capital” foi inaugurada em grande estilo, no Palais d’Iéna, em Paris, reunindo instituições brasileiras e francesas em encontro cultural e arquitetônico de relevância internacional. A iniciativa contou com a participação de importantes parceiros, como o Conselho Econômico, Social e Ambiental (CESE) e a Fundação Louis Vicat, da França.

whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.44
Palais d’Iéna abrigou a mostra
whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.44 (1)
Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares
whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.45
Artista plástica Lavinia Goes, curadora da exposição Danielle Athayde e a estilista Alessa Migani
whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.45 (1)
Cláudio Pereira e Priscila Rosin

Instituições culturais e arquitetônicas da França e do Brasil contribuíram com a iniciativa, além do importante apoio de organismos como a Embratur, a UNESCO e a Embaixada do Brasil em Paris. Com curadoria do Instituto Artetude Cultural, a mostra propôs uma imersão na história de Brasília, concebida por Lúcio Costa e marcada pela arquitetura de Oscar Niemeyer.

whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.45 (2)
Júlia dos Santos
whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.45 (3)
Marie-Laure Lavenir e Romane Trautmann

Considerada um dos maiores marcos do urbanismo do século XX, Brasília foi mostrada ao público francês em diálogo com o edifício que abrigou a exposição, projetado por Auguste Perret. “A realização reforça os laços históricos entre Brasil e França e destaca a arquitetura como instrumento de imaginação e construção do futuro”, disse a curadora Danielle Athayde.

whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.46 (1)
Maria Aquino
whatsapp image 2026 04 06 at 20.30.01
Concertista e professor Edu Rosa, escritora Maria das Graças Neves, embaixador Ricardo Neiva Tavares, pianista Pierre Mallet e a administradora pública Christine Cabuzel-Duvallon

Presente na abertura da mostra, o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, discursou na ocasião. O diplomata destacou a importância da relação do Brasil com a França. “Essa exposição retrata os laços históricos e importantes que unem os dois países”, disse ele, sendo muito aplaudido. O evento contou com a presença de 600 convidados de várias nações.

whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.46 (3)
Casal José e Mônica Maciel
whatsapp image 2026 04 06 at 20.24.46 (2)
Patricia Trautmann

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado