- O ministro Bruno Dantas, um dos mais jovens a ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas da União, tomou posse ontem como presidente da corte, em uma cerimônia prestigiada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ex-presidente José Sarney, por ministros do STF e demais autoridades. Natural de Salvador, ele chegou na capital federal aos 19 anos, onde concluiu a graduação em Direito e iniciou sua bem-sucedida carreira na área pública.

- Dantas começou a sua vida profissional como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e também foi consultor Legislativo do Senado por cerca de 11 anos. O ministro, agora presidente do TCU, é considerado um dos mais influentes processualistas do Brasil, com pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em Direito. Ele possui inúmeros livros publicados e desde 2014 integra o quadro de ministros do TCU.

- “Nos últimos anos, vivenciamos um verdadeiro retrocesso civilizatório, em que o alarido das redes sociais e a instabilidade institucional relegaram ao segundo plano o que deveria ser prioritário em nossa sociedade. Apesar do quadro dramático, assumo a presidência deste Tribunal munido de otimismo, convicto de que agora é tempo de reconstruir; é tempo de pacificar, é tempo de dar as mãos”, disse o ministro em seu discurso de posse.




Fotos: Arquivo Pessoal