Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Hôtel de Paris, em Mônaco, passa por renovação

Marcelo Chaves

29/04/2019 10h00

Atualizada 15/05/2019 15h04

Arquivo Pessoal, Reprodução e Marcelo Chaves

O que era bom ficou ainda melhor. Um dos destinos preferidos pelos ricos e famosos do mundo, o Principado de Mônaco, cidade-estado soberana situada ao sul da França, concorrido roteiros da Riviera Francesa, está com uma novidade para os turistas exigentes que querem uma experiência exclusiva. Trata-se do icônico Hôtel de Paris Monte-Carlo, em Mônaco, propriedade do Grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer, que acaba de passar por uma renovação.

Fundado em 1864, o Hôtel de Paris, localizado na famosa Praça do Cassino, tem recebido importantes hóspedes por mais de 150 anos. Depois de quatro anos de um intenso programa de renovação, que custou centenas de milhões de euros, esse ícone da hotelaria mundial está escrevendo agora uma nova página na sua história, no coração de uma nova Monte-Carlo, se transformando na mais exclusiva experiência européia para turistas ricos vindos dos quatro cantos do mundo.

A meticulosa modernização do hotel começou em 2014 com a visão para ser articulado e definir o sonho de François Blanc, “um hotel que ultrapassa tudo”, portanto, perpetuando a lenda através do século 21. Reconstrução, harmonização e decoração de novos espaços, suítes exclusivas e a evolução da gastronomia; a transformação do Hôtel de Paris foi confiada aos famosos arquitetos Richard Martinet e Gabriel Viora.

No pacote de novidades, quartos e espaços transformados, a criação de um pátio interior (uma mostra ultra-exclusiva para marcas de joalheria de luxo) e o lançamento do ÔMER, o novo restaurante de Alain Ducasse. A joia da coroa da metamorfose do hotel é a criação da Suíte Prince Rainier III, inaugurada em janeiro deste ano pelo príncipe Albert II de Mônaco. A suíte Princesa Grace também é uma das novidades do hotel.

Ao todo são 207 quartos, dos quais 60% são suítes, 90% são quartos com varanda ou terraço e com um design moderno ou clássico. Cerca de 43 são quartos adjacentes. Já entre os restaurantes da casa, além do ÔMER, o Le Grill e o Bar Americano, outro que se destaca é o luxuoso Le Louis XV, de Alain Ducasse, que levou o Hôtel de Paris Monte-Carlo a ser o primeiro palácio do mundo a ser premiado com três estrelas no conceituado Guia Michelin em 1990.

Quando o assunto é lazer, os hóspedes tem acesso ao Spa Thermes Marins Monte-Carlo, eleito o melhor spa de hotel da Europa. Lá, além de academia e massagens, uma gigantesca piscina aquecida está à disposição. Um corredor subterrâneo todo em mármore liga o hotel até o espaço. Enfim, Hôtel de Paris renovado e bonito.

MAIOR ADEGA DO MUNDO

Mais de cem pessoas especializadas trabalharam por mais de dezoito meses para construir a maior adega de hotel do mundo. Inaugurada em 1874 por Marie Blanc, esposa e fundadora da Société des Bains de Mer, as adegas do Hôtel de Paris Monte-Carlo foram originalmente um lugar onde vinhos vintage eram engarrafados, vindos em barris de Bordeaux, garantindo o que ainda não era conhecido como rastreabilidade do vinho.

Em abril de 1976, em torno de uma mesa improvisada nas adegas, uma comemoração inesperada aconteceu: o príncipe Rainier III de Mônaco e a princesa Grace celebraram seu vigésimo aniversário de casamento junto com alguns entes queridos. Atualmente, as adegas não são apenas parte da herança da empresa, mas também um local para partilhar conhecimentos sobre o vinho, como evidenciado pelas sessões semanais de degustação.

Centenas de milhares de garrafas jazem na calmaria do local, evocando imagens de paisagens, châteaux e propriedades na França e no exterior e ecoando nomes como Lafite, Rothschild, Petrus, Cheval Blanc, Yquem, Romanée-Conti, Dom Pérignon e Cristal Roederer. Armazenados sob o cuidado atento do mestre das adegas e sua equipe, os vinhos são servidos nos restaurantes do Grupo Monte-Carlo SBM, para os clientes.

  • O jornalista viajou a convite do Grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado