Três mulheres unidas em favor de outras mulheres e também pelo bem da coletividade. Dona Lu Alckmin, esposa do vice-presidente Geraldo Alckmin, a ativista pelo direito das mulheres e ex-modelo Luiza Brunet e a empresária, conselheira do Senac-DF, diretora do Sindivarejista-DF, e também gestora da Câmara Técnica do Vestuário e Moda do Codese-DF, Bernardeth Martins, estão apoiando um grande evento de moda na capital.
Entre os dias 18 a 20 de outubro deste ano, o Distrito Federal receberá o Brasília Trends Fashion Week 2024. Com o tema Jardim das Esculturas, que ressalta o comprometimento dos empresários do setor, a sua quinta edição reafirma que a moda também é cultura e economia criativa. Com foco no empreendedorismo, o acontecimento promete movimentar a economia local e também incentivar os jovens empresários do país.
Serão aproximadamente 25 desfiles divididos em nove blocos por três dias, além de palestras, oficinas, rodas de conversa, artesanato, loja colaborativa, apresentações musicais, gastronomia e ações de inclusão social. O evento, realizado pelo Codese – DF, organizado pelo Grupo Cirandinha Brasília e idealizado pela empresária Bernardeth Martins, apresenta um conceito em moda que compreende o mercado em sua integralidade.
“Em sua quinta edição, o Brasília Trends chega para reafirmar que a moda também é cultura e economia criativa. Com foco no empreendedorismo, tanto o feminino quanto o masculino, o acontecimento deve movimentar a economia local e incentiva os jovens empresários com um salão que irá abrigar um showroom de marcas de roupas e acessórios, além de um outro ambiente que será totalmente preenchido com o artesanato local”, diz Bernardeth.
Ao ser convidada para ser embaixadora do Brasília Trends, dona Lu Alckmin aceitou o convite e prestou total apoio à causa. “Estou muito feliz e honrada pelo convite. Sempre gostei muito da moda e acredito que este segmento oferece muitas oportunidades à população”, destacou. Já Luiza Brunet, madrinha do evento, afirmou acreditar que será um evento grandioso, de sucesso, que irá impactar Brasília e o Brasil.
“Não é só o contexto de um desfile de moda, mas o que vai acontecer em torno do empreendedorismo feminino, e das palestras com pautas importantes”, enfatizou Brunet. A iniciativa defende a bandeira da inclusão. Além da marca Cirandinha com o projeto Fashion Inclusivo, que irá apresentar um desfile com modelos deficientes visuais, cadeirantes e pessoas com Síndrome de Down, o evento contará com modelos plus size e LGBTQIA+.
O encontro conta com o apoio da Secretaria de Turismo do DF, da Fecomércio-DF, do Senac-DF, do Sesc-DF, do Sebrae-DF, e do Sindivarejista. O Brasília Trends Fashion Week será realizado no Dúnia City Hall e irá trazer desfiles, palestras, artesanato e espaço para comercialização de marcas locais e internacionais. A abertura, no dia 17 de outubro, será para convidados, com desfile apresentando as marcas participantes.
“Trabalhamos para movimentar a cadeia produtiva da moda e a pluralidade é o diferencial do evento. Valorizamos o trabalho de estilistas já consagrados e os nomes ainda em início de carreira. Nosso objetivo é fazer com que os brasilienses reconheçam talentos pouco divulgados. O Brasília Trends abriu o caminho para a realização de outros eventos de moda que desde 2018 não aconteciam”, ressalta a idealizadora Bernardeth.
Foto: Arquivo Pessoal