O Supremo Tribunal Federal (STF) foi palco, na noite da última terça-feira (17), de um prestigiado lançamento de livro na área do Direito. Na ocasião, foi apresentada a obra Tributação, Desigualdade e Desenvolvimento, publicação coordenada e organizada pelos renomados professores Onofre Batista e Misabel Derzi, da UFMG, e também pelos talentosos professores Fernando Scaff e Heleno Torres, da USP.

O evento reuniu nomes respeitados do Direito e da academia brasileira e de magistrados, como os ministros Edson Fachin, Carlos Mário Velloso e Reynaldo Soares da Fonseca, além dos professores Luiz Scaff, da USP, Ricardo Lodi, da UERJ, Ulisses Schwartz, do IDP, Luciana Grassano, da UFPE, e Daniela Floriano, do IBET. A noite de lançamento foi seguida de coquetel e movimentou a biblioteca do STF.

“O livro, que reúne juristas e economistas em um estudo inédito sobre o Sistema Tributário Nacional, é composto por uma série de artigos que exploram a influência da tributação sobre a desigualdade social e o desenvolvimento econômico nacional, incluindo as mudanças realizadas pela Emenda Constitucional nº 132/2023, que reformou a tributação sobre o consumo no Brasil”, revelou Onofre Batista.

Ainda de acordo com o autor, a obra responde a questionamentos inerentes a qualquer estudioso da carga tributária brasileira. O ministro Edson Fachin fez um discurso de abertura. O ministro Gilmar Mendes também esteve presente junto aos 150 convidados que puderam apreciar a Banda Cybele Bragança e o flautista vintage Maikon Canhola. A produção do evento ficou a cargo de Mauro Carvalho.
Foto: Hudson Soares