- Os jornalistas do Distrito Federal foram homenageados ontem, em Sessão Solene proposta pelo deputado distrital Joaquim Roriz Neto, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A iniciativa teve como objetivo comemorar o dia do profissional, celebrado nesta sexta-feira (7). O evento contou com a presença de jornalistas políticos e colunistas.
- O parlamentar destacou o importante papel dos profissionais na construção de uma sociedade democrática e justa. “Os jornalistas são os responsáveis por levar à comunidade as informações sobre o que é produzido dentro desta Casa. E, sobretudo, traduzir, para todas as camadas da sociedade, os direitos, deveres e melhorias propostas pelo parlamento”, justificou.
- Joaquim Roriz Neto também ressaltou a importância de uma imprensa livre e ética em todo o Brasil. “Garantida por nossa Constituição, a liberdade de imprensa é fundamental e indispensável para o exercício da função de jornalista. Assim como uma atuação ética, isenta e comprometida com a verdade. Não há democracia sem imprensa livre”, finalizou.

- O saudoso colunista do Jornal de Brasília, Gilberto Amaral, jornalista pioneiro falecido em julho do ano passado, recebeu uma Moção de Louvor post mortem, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mais de seis décadas como comunicador no Distrito Federal. A homenagem, bastante aplaudida, foi entregue aos filhos, Bernadette, Marcelo e Rodrigo Amaral.
- Outra prata da casa também homenageada foi o veterano colunista político da cidade Eduardo Brito, que assina a coluna Do Alto da Torre, no Jornal de Brasília. Brito foi bastante aplaudido quando anunciado na hora de receber a homenagem e pouco antes ganhou menção especial do deputado Joaquim Roriz Neto em uma das pausas de seu discurso feito na manhã.

- Outros nomes de destaque da imprensa local também foram homenageados como os editores do portal Metrópoles, Lilian Tahan e Otto Valle, os editores do Correio Braziliense, Ana Dubeux e Marcelo Agner, o diretor de Jornalismo da Record TV Brasília, Roberto Munhoz, e os editores do portal GPS Lifetime, Paula Santana e Caio Barbieri.
- Rodrigo Orengo, diretor de Jornalismo da Band, o diretor do Congresso em Foco, Rudolfo Lago, os editores do portal Estilozzo, Valter Lourenço e Hendy Miranda, além de Fabiana Ceyhan, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas das Áreas Internacional e Diplomática (Abrajinter), também foram agraciados, assim como o titular da Coluna Marcelo Chaves.
Fotos: Hugo Batista