Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Jornalista Gilberto Amaral completa 86 anos. Isso e muito mais na coluna de hoje. Confira!

Marcelo Chaves

17/07/2020 7h00

Jornalista pioneiro Gilberto Amaral é o grande homenageado desta sexta-feira. Ele completa 86 anos de vida, boa parte deles passados em Brasília, como referência e um dos protagonistas do jornalismo social e político da capital federal, para onde veio atendendo ao convite do padrinho,   Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Gilberto ao lado da esposa Mara Amaral, companheira de todas as horas, formam um dos casais mais festejados e respeitados de Brasília. A lendária casa do Lago Sul, que já contou com a visita de três presidentes da República no decorrer de seus mandatos, hoje estará em clima de alegria, pela passagem de seu aniversário.

Ir ou…

Um estudo global da consultoria Accenture analisou o comportamento das pessoas diante às reaberturas impostas pelos governantes de alguns países, incluindo o Brasil. Enquanto os empresários esperam recuperar o prejuízo durante os decretos mais severos, os consumidores ainda sentem desconfiança.

…não ir

Das 7.870 pessoas (incluindo brasileiros), 71% declarou que não se sente confortável em sair e visitar bares, restaurantes e áreas públicas. Enquanto isso, 13% estão super seguros em frequentar esses locais. Ao que tudo indica, até ter uma vacina eficaz, parte das pessoas vão preferir o isolamento.

Preocupação

Durante o jogo do Flamengo e Fluminense, na última quarta-feira, diversos bares e locais públicos estiveram abertos. Alívio para o comerciante, mas preocupação para quem está com medo da covid-19. A alta de leitos ocupados nas UTIs públicas e privadas e a falta deles, tem sido um dos maiores temores.

Ainda…

Em meio à pandemia de coronavírus, a maioria das empresas de todo o mundo adotou o regime de home office. E em meio aos inúmeros desafios do período, os ataques cibernéticos estão entre as principais ameaças para as empresas. Prova disso é o levantamento da empresa de segurança cibernética Kaspersky.

…mais…

Pois bem, a pesquisa apontou que o número de ataques de engenharia social cresceu 330% em solo brasileiro com a implementação do regime de home office, entre fevereiro e abril. O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, expert em tecnologia, Tiago Brack Miranda faz um alerta.

…frequentes

Brack destaca que nenhuma empresa quer estar envolvida no vazamento de dados de clientes, falha na segurança ou indisponibilidade de serviços. Por isso é necessário aprimorar a segurança dos dados e informações durante o home office, adotando boas práticas e ficar atento à Lei Geral de Proteção de Dados.

Estrelas

A pandemia do novo coronavírus acabou adiando a realização do filme sobre a vida da ex-modelo e ativista Luiza Brunet. A previsão é que as gravações aconteçam ainda este ano. Já a vida da rainha da televisão brasileira Hebe Camargo poderá ser conferida em detalhes na Globo, a partir do dia 30 deste mês.

Verdades…

Falando de fake news, o neurofilósofo Fabiano de Abreu acredita que estamos vivendo uma época de descaso pelos estudos e pela ciência, assim como pelo outro e pela sua opinião, e aponta que a irreverência pode ser algo muito perigoso para a sociedade. De acordo com Abreu, apesar de ser positivo que a…

…de mentira

…mídia social tenha dado autoridade e liberdade de expressar aos que não tinham voz, por outro lado nem todos estão aptos a exercer essa liberdade: “Acredito que a liberdade advém da consciência do que é certo e errado. Pois a liberdade não é estar solto, não é estar livre, é ter a consciência limpa”, diz.

Foto: César Rebouças

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado