Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Instituto Gabriel Gastal é lançado com evento na Tiffany do Iguatemi Brasília

Jornalista, escritora e arquiteta Paloma Gastal, mãe de Gabriel, é a idealizadora do projeto que tem como objetivo dar oportunidade e capacitar jovens carentes através da inclusão e educação digital

Marcelo Chaves

09/12/2025 21h23

whatsapp image 2025 12 09 at 20.07.16

Fotos: Allan Rrod

Um sentimento profundo de dor e de perda que se transformou em oportunidade e esperança para o futuro de jovens em situação de vulnerabilidade social. Foi ressignificando a perda precoce do filho Gabriel em abril deste ano que a jornalista, escritora e arquiteta Paloma Gastal lançou, com evento para convidados na Tiffany do Iguatemi Brasília, o Instituto Gabriel Gastal (IGG). A iniciativa tem como objetivo a ampliação de oportunidades para crianças, adolescentes e jovens carentes por meio da inclusão e da educação digital.

whatsapp image 2025 12 09 at 20.03.50
A vice-presidente Maria Paula Fidalgo e a presidente do Instituto Gabriel Gastal, Paloma Gastal, entre os maridos Leo Imamura e José Carlos Vasconcellos
whatsapp image 2025 12 09 at 20.03.50 (1)
A primeira-dama Mayara Noronha Rocha com Paloma Gastal

Presidente do instituto, Paloma Gastal, mãe de Gabriel, fez um discurso emocionado e muito aplaudido durante o evento, que contou com a presença de 250 convidados, entre autoridades, empresários e formadores de opinião. A apresentação dos pilares socioeducativos do Instituto ficou sob a responsabilidade da vice-presidente Maria Paula Fidalgo, que na ocasião lembrou que o instituto surge em um momento em que o Brasil vive desigualdades sociais, principalmente no acesso às ferramentas digitais pelos jovens.

whatsapp image 2025 12 09 at 20.03.50 (3)
As irmãs Auristela e Cristiane Constantino
whatsapp image 2025 12 09 at 20.03.50 (2)
Paloma Gastal e o ex-governador José Roberto Arruda

“O propósito do IGG é levar educação digital e Inteligência Artificial – com ética e consciência – para crianças e jovens vulneráveis. Pois o conhecimento muda vidas. E oportunidade abre um futuro que antes parecia impossível”, disse Paloma à coluna. Já Maria Paula Fidalgo, a vice-presidente do Instituto Gabriel Gastal, ressaltou a importância e o impacto do projeto na vida dos jovens. “O IGG nasce para enfrentar a desigualdade no acesso à educação digital, pois quem fica para trás tecnologicamente, infelizmente, fica para trás na vida”, enfatizou.

whatsapp image 2025 12 09 at 20.03.50 (4)
Pedro e Nathalia Pimenta da Veiga com Duda e Juliano Amorim

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado