Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Coluna Marcelo Chaves

Homenagem no Lago Sul, luto, fibra ótica, inclusão e caçarolas

Por Marcelo Chaves 14/05/2021 6h00
A chef de cozinha Leninha Camargo, participante do reality Mestre do Sabor, da Globo, entre Fabiana Di Lúcia e Matilde Gemeli na homenagem que recebeu ontem, no The Queen’s Place Greenhouse, no Lago Sul

LUTO

A coluna se solidariza com os familiares do empresário pioneiro e marchand de Brasília Celso Albano, 91 anos, que faleceu ontem, após uma longa batalha contra o câncer. Ele comandou por muitos anos uma das principais galerias de arte da capital. Albano teve uma história muito forte com Brasília, onde chegou a presidir o BRB – Banco Regional de Brasília.

METAS

A operadora TIM quer reduzir as emissões indiretas de CO2 em 70% até 2025. A meta está descrita no Relatório ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), publicado pela empresa esta semana. Outras metas são chegar a 90% de sua matriz energética oriunda de fontes renováveis, reciclar mais de 95% dos resíduos sólidos e se tornar 100% carbono neutro até 2030.

OPORTUNIDADE…

Sempre solidária, a família Cunha Campos, por meio do empresário Fabiano Cunha Campos e da esposa Luciana, decidiu firmar mais uma parceria em nome do Complexo Brasil 21. Desta vez, a instituição beneficiada é o Instituto Proeza, no Recanto das Emas, que acolhe crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade. A parceria, denominada Brasil 21, Mulheres 21…

…PARA ELAS

selecionou 21 mulheres do instituto, com vontade de empreender. Foram doados maquinários e insumos para os negócios das escolhidas. A entrega foi feita ontem e contou com a presença de Ana Paula Hoff, da presidente do Instituto Katia Ferreira, da voluntária Silvia Badra, do empresário Fabiano Cunha Campos, além das 21 mulheres contempladas pela ação.

FIBRA ÓTICA

Os ministros Carlos França, do MRE, e Fábio Faria, das Comunicações, participaram da cerimônia de anúncio de participação do Brasil no projeto do cabo transpacífico, ontem. O evento abordou o cabo de fibras óticas “Humboldt”, primeiro a conectar o continente sul-americano à Oceania e à Ásia. O Humboldt visa a expandir a conexão entre o Brasil e demais continentes.

CRESCIMENTO

No primeiro trimestre deste ano o BRB – Banco Regional de Brasília foi consolidado como banco digital, por meio de uma parceria com o Flamengo na ação BRB Fla. O banco finalizou os três primeiros meses do ano com 261 mil contas abertas. Atualmente o número ultrapassa 550 mil contas. O banco digital está presente em 39 países e 79% dos municípios brasileiros.

ESPERA

Para criar maior comodidade aos familiares e, mesmo para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado distrital Robério Negreiros apresentou o PL 1.539/20, que põe exigência ao prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o TEA. A matéria está na Ordem do Dia da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) prontinha para ser votada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BRASILIDADE

A Mostra Brasilidades abre espaço para expoentes do design e da moda de Brasília e do país. São mais de 200 peças de diferentes artistas já disponíveis em mostrabrasilidades.com.br. O projeto conta com apoio do FAC e foi idealizado por Thalyta Ribeiro com curadoria de Gracilene Bessa. Além da exposição virtual no site, a mostra promove diferentes debates em seu canal no YouTube.

INCLUSÃO

O hotel Cristalino Lodge, no Sul da Floresta Amazônica (Alta Floresta – MT), está com uma nova campanha de descontos para hospedagens de longa duração com parte da renda revertida para o projeto social Fortalecer. A iniciativa visa capacitar mulheres bordadeiras a desenvolverem uma nova plataforma de negócios para obter renda fixa por meio do artesanato.

CAÇAROLAS

Empreender durante a pandemia se tornou uma nova tarefa para muitos. Foi o caso do chef Hallay Cecílio, que, com o incentivo da esposa e amigos, iniciou um projeto saboroso, focado na comida árabe com ingredientes naturais de alta qualidade. Todos os pratos e produtos são preparados de forma artesanal pelo chef, que é neto de libaneses, valorizando a cozinha afetiva.

Foto: César Rebouças

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar