A histórica Cidade de Goiás ficou movimentada nos últimos dias por uma ocasião muito especial. Fundada no ano de 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a aconchegante cidade, que foi capital goiana até o ano de 1937, quando o título foi concedido a Goiânia, abrigou mais uma entrega da comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pelo Estado de Goiás.
Criada pelo Decreto Estadual número 479, de 24 de junho de 1975, tem como finalidade agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado. A cerimônia muito bem organizada e prestigiada teve como cenário a Praça do Chafariz, no Centro Histórico de Goiás.
A solenidade também integrou a programação da transferência simbólica da capital dos poderes Legislativo e Judiciário, como parte das comemorações ao aniversário de 297 anos da Cidade de Goiás. Este ano, 180 personalidades foram homenageadas nos graus de Grã-Cruz; Grande-Oficial, e Comendador. De Brasília, o titular da Coluna Marcelo Chaves foi um dos homenageados, entre integrantes do corpo diplomático, do judiciário e políticos.
“Essa honraria é o reconhecimento do governo de Goiás àqueles que são merecedores pelo trabalho e apoio que dão à população goiana”, disse o governador Ronaldo Caiado, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado. O governador de Goiás é o Grão-Mestre da Ordem, competindo-lhe, por isso mesmo, proceder às nomeações, promoções e exclusão dos seus membros. Os governadores do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do Paraná, Ratinho Júnior, também foram homenageados.
- Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior

- Cyda Monteiro com o agraciado, médico Fernando Antônio Monteiro

- Embaixador da Sérvia no Brasil, Aleksandar Ristic, com o governador Ronaldo Caiado

- Arquiteto Henrique Bezerra com o médico agraciado Rogério Ranulfo

- Governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, com Ronaldo Caiado

- Bruna Keharnvald e o empresário agraciado Manoel Pereira Neto
