O galerista e antiquário Antonio Aversa tem, de fato, o dom de receber com elegância e atenção a cada detalhe de uma bela mesa posta – um saber que herdou do avô paterno, Salvador Aversa, e que vem aperfeiçoando com estudo, leitura e prática constante. Na última segunda-feira (29), Aversa recebeu em um jantar o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e a embaixatriz Cristina Lopes para uma homenagem à marca Vista Alegre no Brasil.

O encontro foi marcado pelo uso das tradicionais louças portuguesas da icônica marca europeia, com mais de dois séculos de história e símbolo da cultura portuguesa no mundo. O evento foi realizado na galeria Mercato: Antiguidades + Arte + Design, com vinte convidados acomodados em lugares previamente marcados. Vieram especialmente de São Paulo os diretores da Vista Alegre no Brasil, Valéria Soares Álvares e Bruno Dias.
Ambos foram convidados pelo embaixador Luís Faro e pela embaixatriz Cristina, que criaram uma mesa posta exclusiva para o espaço “Histórias de um Jantar”, na Casa Cor Brasília, ambiente assinado pelas arquitetas brasilienses Maria Paula Leite e Carolina Almo, sob curadoria de Antonio Aversa. Iniciativa que ganhou muitos elogios tanto das organizadoras da mostra quanto do público que visita a exposição, este ano sediada na Casa do Candango, na 603 Sul.
“Para a Vista Alegre, é um motivo de orgulho apresentar o universo da manufatura em um ambiente da Casa Cor, que conta a história do Brasil através das porcelanas. Foram usadas louças de duas coleções muito emblemáticas: a coleção Amazônica, que celebra a exuberância da região, e a Passo Real, conhecida por ter servido à família real portuguesa”, destacou Valéria, que disse na ocasião estar encantada com Brasília e que pretende voltar à capital.

Os arranjos florais no jantar foram assinados por Rodrigo Resende, que escolheu copos-de-leite e folhas de palmeira-leque para compor a decoração junto às peças da Vista Alegre. Durante a noite, o embaixador Luís fez questão de homenagear o anfitrião, destacando sua sensibilidade e capacidade de reunir pessoas em ocasiões especiais. “Antonio é alguém que sabe proporcionar encontros memoráveis como este”, destacou o diplomata português.

Luís Faro Ramos também destacou que Portugal estar presente na Casa Cor, por meio da Vista Alegre, uma marca que representa o seu país, foi especial. “Foi uma grande satisfação homenagear as relações Brasil-Portugal através da Vista Alegre, com uma mesa na Casa Cor, e também abrir as portas da Mercato para receber amigos e parceiros tão especiais. Uma noite verdadeiramente única”, concluiu Antonio Aversa,” ao lado do sócio Roberto Corrieri.





