Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Especial com o ex-presidente Fernando Collor sobre os 60 anos de Brasília e muito mais na coluna de hoje. Confira!

Marcelo Chaves

13/01/2020 8h00

No ano em que Brasília completa 60 anos de sua inauguração, a coluna começa, a partir desta segunda-feira, um especial com personalidades da cidade que fizeram história e possuem fortes laços com a capital sonhada por Dom Bosco e fundada por Juscelino Kubitschek.

O primeiro personagem é o ex-presidente da República e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello, que tem forte ligação com Brasília. Na cidade, Collor mantém endereço desde sua adolescência, onde mora com a mulher Caroline e as filhas Cecile e Celine.

Qual a principal diferença entre a Brasília da infância/adolescência do senhor e a Brasília de agora? E do que o senhor mais sente falta?

A atmosfera era de uma cidade relativamente pequena, mas de onde emanavam as decisões mais importantes da República. Desde então, a vida na cidade mudou muito. Hoje Brasília se tornou uma metrópole com mais de 3 milhões de habitantes (mais de 4,5 milhões, se incluirmos o Entorno) e que enfrenta desafios comuns às maiores cidades do mundo, em particular os referentes à desigualdade social e à geração de emprego e renda.

Caroline Collor com o marido em um evento na capital

Qual o lugar preferido do senhor em Brasília?

Meu lugar preferido é onde posso estar em contato com familiares e amigos. Em Brasília, este lugar é a Casa da Dinda, residência da minha família há 50 anos.

Casa da Dinda é o local preferido de Collor em Brasília

Se o senhor pudesse, o que mudaria em nossa capital?

O mais relevante, não apenas para Brasília, mas para todo o País, é a necessidade de redução das vergonhosas desigualdades que persistem na nossa sociedade. Essa é uma questão que deve ser enfrentada com medidas no campo econômico, sem dúvida, mas também no campo social. Crescimento econômico somente não se traduz, necessariamente, em justiça social. É preciso a atuação inteligente, decidida e firme do governo para fomentar a economia e para melhorar a qualidade de vida dos segmentos menos favorecidos.

Cecile e Celine Collor, filhas do senador

Qual Brasília o senhor deseja para suas filhas Cecile e Celine, que também moram na cidade?

Desejo para elas uma cidade cada vez mais justa e próspera.

……………………………………………………………………………………………………………..

Passeando

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa foi visto passeando neste início de ano na Espanha. Muito bem acompanhado, por sinal, pela ex-BBB Marien Carretero.

Fraga…

Ex-deputado federal e amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro, Alberto Fraga volta amanhã das férias em Aracaju. No retorno, novidades prometem dar um up em sua vida política.

…ministro

A expectativa é que Fraga vire ministro do governo Bolsonaro muito em breve. Amigos próximos dão conta que poderá até ser recriado um ministério extinto especialmente para abrigar o político.

Cegonha

Empresário Thiago do Vale Araújo e Luana Sarkis estão comemorando a chegada do primeiro filho do casal. Tarsila nasceu na semana que passou no Hospital Santa Lúcia, para a alegria dos pais, tios e avós.

Elas…

Um novo projeto para instigar a união feminina na capital vem chamando a atenção. Trata- se das Mulheres de Ouro, criado por um grupo de amigas no WhatsApp, com a finalidade principal de unir mulheres…

…por…

…de diferentes credos, raça, etnia em um fim único: empoderar mulheres brasileiras, fazendo com que se diminua o feminicídio, além de fazer ter visibilidade outras tantas conhecidas como invisíveis.

…elas

Iniciativa de Cristiane Brasil, entre as participantes do grupo estão a empresária Janete Vaz, a delegada Sandra Melo e a paisagista Elaine Caparroz, vítima de uma agressão covarde ano passado no Rio.

Fotos: César Rebouças e Arquivo Pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado