fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Coluna Marcelo Chaves

Especial com o ex-presidente Fernando Collor sobre os 60 anos de Brasília e muito mais na coluna de hoje. Confira!

Marcelo Chaves

Publicado

em

PUBLICIDADE

No ano em que Brasília completa 60 anos de sua inauguração, a coluna começa, a partir desta segunda-feira, um especial com personalidades da cidade que fizeram história e possuem fortes laços com a capital sonhada por Dom Bosco e fundada por Juscelino Kubitschek.

O primeiro personagem é o ex-presidente da República e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello, que tem forte ligação com Brasília. Na cidade, Collor mantém endereço desde sua adolescência, onde mora com a mulher Caroline e as filhas Cecile e Celine.

Qual a principal diferença entre a Brasília da infância/adolescência do senhor e a Brasília de agora? E do que o senhor mais sente falta?

A atmosfera era de uma cidade relativamente pequena, mas de onde emanavam as decisões mais importantes da República. Desde então, a vida na cidade mudou muito. Hoje Brasília se tornou uma metrópole com mais de 3 milhões de habitantes (mais de 4,5 milhões, se incluirmos o Entorno) e que enfrenta desafios comuns às maiores cidades do mundo, em particular os referentes à desigualdade social e à geração de emprego e renda.

Caroline Collor com o marido em um evento na capital

Qual o lugar preferido do senhor em Brasília?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meu lugar preferido é onde posso estar em contato com familiares e amigos. Em Brasília, este lugar é a Casa da Dinda, residência da minha família há 50 anos.

Casa da Dinda é o local preferido de Collor em Brasília

Se o senhor pudesse, o que mudaria em nossa capital?

O mais relevante, não apenas para Brasília, mas para todo o País, é a necessidade de redução das vergonhosas desigualdades que persistem na nossa sociedade. Essa é uma questão que deve ser enfrentada com medidas no campo econômico, sem dúvida, mas também no campo social. Crescimento econômico somente não se traduz, necessariamente, em justiça social. É preciso a atuação inteligente, decidida e firme do governo para fomentar a economia e para melhorar a qualidade de vida dos segmentos menos favorecidos.

Cecile e Celine Collor, filhas do senador

Qual Brasília o senhor deseja para suas filhas Cecile e Celine, que também moram na cidade?

Desejo para elas uma cidade cada vez mais justa e próspera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

……………………………………………………………………………………………………………..

Passeando

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa foi visto passeando neste início de ano na Espanha. Muito bem acompanhado, por sinal, pela ex-BBB Marien Carretero.

Fraga…

Ex-deputado federal e amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro, Alberto Fraga volta amanhã das férias em Aracaju. No retorno, novidades prometem dar um up em sua vida política.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

…ministro

A expectativa é que Fraga vire ministro do governo Bolsonaro muito em breve. Amigos próximos dão conta que poderá até ser recriado um ministério extinto especialmente para abrigar o político.

Cegonha

Empresário Thiago do Vale Araújo e Luana Sarkis estão comemorando a chegada do primeiro filho do casal. Tarsila nasceu na semana que passou no Hospital Santa Lúcia, para a alegria dos pais, tios e avós.

Elas…

Um novo projeto para instigar a união feminina na capital vem chamando a atenção. Trata- se das Mulheres de Ouro, criado por um grupo de amigas no WhatsApp, com a finalidade principal de unir mulheres…

…por…

…de diferentes credos, raça, etnia em um fim único: empoderar mulheres brasileiras, fazendo com que se diminua o feminicídio, além de fazer ter visibilidade outras tantas conhecidas como invisíveis.

…elas

Iniciativa de Cristiane Brasil, entre as participantes do grupo estão a empresária Janete Vaz, a delegada Sandra Melo e a paisagista Elaine Caparroz, vítima de uma agressão covarde ano passado no Rio.

Fotos: César Rebouças e Arquivo Pessoal


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade