A empreendedora e escritora brasiliense Paloma Gastal (foto) está criando o Instituto Gabriel Gastal, com o objetivo de ajudar a reduzir o analfabetismo digital entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Como primeira iniciativa, o instituto já está desenvolvendo um aplicativo gratuito, voltado para estudantes de baixa renda, que funcionará de forma semelhante ao ChatGPT.
O diferencial, de acordo com Paloma, é que a ferramenta não apenas fornecerá as respostas, mas também explicará o passo a passo de como se chegou a elas, adaptando a linguagem e o nível de detalhamento de acordo com a idade e o grau escolar de cada criança. O projeto conta com a Amazon Web Services como parceira tecnológica, garantindo infraestrutura de ponta para o funcionamento do aplicativo.
A criação do instituto é também uma homenagem de Paloma Gastal ao filho Gabriel, apaixonado por informática, que faleceu precocemente em um acidente de carro no mês de abril deste ano, causando grande comoção na cidade. “Quero transformar a paixão dele em uma oportunidade para milhares de crianças”, afirmou a empreendedora, que vem sendo parabenizada pelo nobre gesto.
Foto: JP Rodrigues/Jornal de Brasília