- Amigo de celebridades internacionais, empresários bilionários e políticos famosos, o economista Jânio Quadros Neto, neto do ex-presidente da República Jânio Quadros, foi o responsável pela aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o vocalista da banda Coldplay, Chris Martin.
- Em visita ao Brasil, onde se apresentou no Rio, em São Paulo e em Curitiba, o cantor inglês expressou para o amigo brasileiro o desejo de se encontrar com o presidente Lula e com a primeira-dama Janja. Janinho, como é chamado pelos amigos, logo foi atrás de materializar o encontro.

- A reunião com o presidente ocorreu no Rio, no Hotel Fairmont, onde Lula e Janja ficaram hospedados, já que estavam em visita oficial ao Rio de Janeiro. Chris Martin, que estava acomodado no Hotel Fasano, foi até ao encontro de Lula, como foi noticiado pela imprensa brasileira e internacional.
- O cantor teve uma audiência de uma hora com Lula e Janja e entre os assuntos conversados estava a preservação do meio ambiente. Eles discutiram a possibilidade da realização de um show no Brasil com renda totalmente voltada para a preservação da Amazônia, durante a COP30, que será realizada em 2025, em Belém do Pará.

- Lula ganhou uma guitarra com dedicatória de Martin e o cantor foi presenteado por Lula com sua biografia autografada. Os dois falaram sobre o Pará e sobre o governador Helder Barbalho.
O presidente disse ao cantor que Barbalho é um dos políticos mais atuantes no Brasil quando o assunto é a preservação do meio ambiente.
- Janinho, que vive entre Brasil e Estados Unidos, esteve no encontro, já que foi o responsável pela aproximação de Lula com Chris Martin. Ele conhece o presidente desde a década de 1980, quando Lula era colega de sua mãe, Dirce Maria Quadros, ocasião em que eram deputados constituintes.
Fotos: Ricardo Stuckert