Cerimônia prestigiada na Itália. O embaixador José Carlos da Fonseca Júnior foi eleito esta semana para assumir a presidência do ACSFI/FAO (Advisory Committee on Sustainable Forest-based Industry), por ocasião da 65ª reunião anual do comitê, na sede da FAO, em Roma. A solenidade de posse foi prestigiada e muito aplaudida.
José Carlos sucede a Ross Hampton, que presidia a congênere australiana da Ibá até liderar a fundação do ISFC (International Sustainable Forestry Coalition), sediada em Londres, no Reino Unido. A transição no comando da ACSFI marcou a abertura do encontro, que teve a presença do diretor da Divisão de Florestas da FAO, Zhimin Wu.
Já como presidente do ACSFI, o embaixador José Carlos participou na última segunda-feira (22), dos trabalhos da tradicional Conferência de Florestas (COFO), que a FAO realiza a cada dois anos. Esposa de José Carlos, Mônica Fonseca está acompanhando o marido em viagem pela Itália para a sequência de compromissos.
“Ao assumir a presidência do ACSFI (conselho consultivo das indústrias de base florestal sustentável), que é o único órgão estatutário da FAO a representar o setor privado mundial, penso que se trata de um reconhecimento dos elevados padrões socioambientais alcançados pelo Brasil no setor de árvores cultivadas para fins industriais”, disse José Carlos à Coluna Marcelo Chaves.
Foto: Arquivo Pessoal