A Embaixada do Egito em Brasília promoveu um importante evento pela data de 6 de Outubro. O dia é celebrado no calendário egípcio, marcando o aniversário da “Gloriosa Vitória de Outubro de 1973”. A celebração do 52º aniversário não é apenas um ato de memória histórica, mas uma reafirmação contínua do orgulho nacional, da dignidade recuperada e da grandeza das Forças Armadas egípcias.

O discurso proferido pelo adido de Defesa do Egito em Brasília, Ahmed Salah, refletiu a mensagem unificada da nação, destacando o significado da vitória. “Trata-se da homenagem à Geração de Outubro. E aos mártires justos é central na celebração. A sua coragem e determinação, que permitiram a recuperação da terra e da dignidade, continuam a ser um farol para as Forças Armadas”, disse Ahmed.

Em 1973, sob a liderança do falecido presidente Mohamed Anwar El-Sadat, as Forças Armadas egípcias não só conseguiram o feito militar de atravessar o Canal de Suez e romper a Linha Bar-Lev, como também restauraram a confiança do povo e a soberania sobre o seu território. O evento em Brasília contou com a presença da embaixadora Mai Taha Khalil, coanfitriã da noite realizada no Villa Rizza, no Setor de Clubes Sul.

