Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Embaixada da Itália no Brasil e CCBB Brasília inauguram mostra fotográfica

Marcelo Chaves

22/03/2023 16h45

Diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e co-curadora da exposição, Livia Raponi, o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, e o professor Joaquim Marçal de Andrade, co-curador da mostra

  • O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e a Embaixada da Itália no Distrito Federal, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro estão apresentando a exposição Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira, na galeria 4 do CCBB Brasília. A mostra é aberta à visitação com entrada totalmente gratuita.
Correspondente do The New York Times, André Spigariol, com o embaixador da Índia, Suresh Reddy
  • A exposição conta com mais de 90 imagens, em reprodução, realizadas entre os meados do século XIX e o início do século XX, por fotógrafos italianos que se destacaram como verdadeiros pioneiros da chamada oitava arte. Trabalhos pouco conhecidos, mas que contribuíram de forma assertiva para a história da fotografia brasileira.
A embaixadora do Líbano, Carla Jazzar, foi conferir os trabalhos de perto
  • Entre os muitos italianos que atuaram como fotógrafos no recorte temporal escolhido, os curadores da exposição, Joaquim Marçal Ferreira de Andrade e Livia Raponi, selecionaram nove personagens que brilham até os dias de hoje por conta de suas trajetórias singulares e também pela qualidade poética e visual de suas obras.
Eloisa Azevedo, Francesco Moliterni, Maria do Carmo Vasconcelos Silveira
  • São eles Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani, Vincenzo Pastore, Virgilio Calegari e Luís Musso. O trabalho dos fotógrafos-viajantes Guido Boggiani e Ermanno Stradelli, documentou em detalhes o Brasil indígena. O embaixador Francesco Azzarello foi o anfitrião do evento.
Jornalista Gerson Camarotti com o embaixador Francesco Azzarello
  • “Vendo o trabalho desses fotógrafos, que registraram com seu olhar as múltiplas paisagens de sua pátria escolhida, temos a certeza de que a documentação iconográfica produzida é de imenso interesse para a historiografia e a antropologia brasileiras e para as relações culturais Itália-Brasil”, disse o embaixador Azzarello.

Fotos: Paulo Victor Lago

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado