Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Embaixada da França em Brasília comemora o 14 de Julho, data nacional do país que celebra a Queda da Bastilha

As cores da França (Bleu, Blanc e Rouge) ganharam destaque na ambientação e tomaram conta dos amplos e bem cuidados jardins

Marcelo Chaves

16/07/2024 10h27

whatsapp image 2024 07 16 at 09.51.34

O casal anfitrião, embaixatriz da França, Géraldine Lenain, e o embaixador da França, Emmanuel Lenain

Festa na Avenida das Nações, endereço onde fica localizado o Setor de Embaixadas Sul, em Brasília. A Embaixada da França no Brasil, como costuma fazer todos os anos, comemorou em grande estilo a chegada do 14 de Julho, data nacional do país que celebra a Queda da Bastilha, evento histórico ocorrido em 14 de julho de 1789, e estopim para a Revolução Francesa.

A noite de celebração reuniu nos salões e jardins da embaixada, mil convidados, entre autoridades do governo federal, membros das Forças Armadas, do corpo diplomático, além de parlamentares e de formadores de opinião para um encontro animado. As cores da França (Bleu, Blanc e Rouge) ganharam destaque na ambientação e tomaram conta dos amplos e bem cuidados jardins.

O cardápio da festa contou uma variedade de queijos, pães e frios bem como patê francês e salmão defumado. Tudo muito elogiado por quem provou. Para adoçar o paladar dos presentes, o melhor da confeitaria francesa com uma seleção saborosa de doces, crepes e macarons. Tudo harmonizado com vinhos franceses selecionados especialmente para a ocasião

Um dos destaques do evento foi o momento em que os hinos nacionais do Brasil e da França foram interpretados por alunos brasileiros e franceses da Academia Claude Brendel, que se instala em Brasília uma vez por ano, nas férias de julho. Neste ano, uma surpresa: os hinos foram cantados por Aida Kellen, brasileira, formada em Canto Erudito pela Escola de Música de Brasília.

O embaixador Emmanuel Lenain, anfitrião da noite, ao lado da esposa, a embaixatriz Géraldine Lenain, fez discurso na ocasião.

Emmanuel Lenain

Valores, que, de acordo com ele, ainda hoje estão sendo ameaçados pelo aumento do extremismo, tanto na Europa quanto na América Latina. “Esses ideais democráticos que a França e o Brasil compartilham são o pilar da nossa amizade”, acrescentou ele. A noite também fez referências aos jogos olímpicos deste ano em Paris, e também a relação amistosa de França e Brasil.

“Assumi minhas funções como embaixador da França no Brasil sentindo-me com muita sorte por ter a oportunidade de servir nesse país durante um momento-chave para as relações franco-brasileiras, e tendo assim a honra de poder contribuir para o relançamento e o fortalecimento da parceria entre os nossos países”, enfatizou o embaixador Emmanuel Lenain.

“O Brasil e a França não são somente amigos, também são vizinhos. Nossa fronteira comum constitui uma oportunidade imensa de cooperação. A nossa parceria baseia-se em cooperações ricas, seja no âmbito estratégico, com o programa de construção de submarinos, ou no econômico, com mais de 1.000 empresas francesas empregando quinhentos mil brasileiros”, finalizou.

Confira nossa cobertura sob a lentes de JP Rodrigues, do Jornal de Brasília:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado