Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Diplomação e homenagem para desembargadora Graça Amorim movimenta São Luís

Autoridades de Brasília marcaram presença na cerimônia seguida de evento na capital maranhense

Marcelo Chaves

27/06/2024 9h00

A desembargadora Graça Amorim sendo diplomada e, ao mesmo tempo, homenageada com comenda

Uma turma grande de Brasília seguiu para São Luís, na semana que passou, para uma cerimônia muito especial. O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou sessão solene de diplomação e entrega da Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense, para a desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, na Sala das Sessões Plenárias do Palácio Clóvis Beviláqua, sede do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, ministro do STF, Kassio Nunes Marques, ex-presidente José Sarney e o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca

O evento foi conduzido pelo presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho. A desembargadora Graça Soares Amorim foi empossada no cargo no dia 7 de maio, após integrar lista tríplice para preenchimento da vaga do Quinto Constitucional destinada ao Ministério Público Estadual para o cargo de desembargador(a), nomeada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão. Ela foi muito cumprimentada por amigos e familiares.

Governador Ibaneis Rocha, ministra do TST, Morgana Rocha, e a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge

Na abertura da solenidade, Graça foi homenageada com o diploma e a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, entregues pelo desembargador Froz Sobrinho. Compuseram a mesa da solenidade: o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; o ministro do STF, Kassio Nunes Marques; o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; o ex-presidente da República, José Sarney; e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entre outros nomes de destaque.

Graça Amorim entre o advogado Pedro Teixeira, a juíza Rosemary Gonçalves de Carvalho e as advogadas Vera Carla Silveira e Flávia Torres

Em seu discurso, a desembargadora afirmou ser um momento desafiador ingressar na magistratura. “Reputam ser de Victor Hugo a máxima de que, às vezes, o dia da separação é o dia do encontro. Essa constatação feita, séculos atrás pelo multifacetado intelectual francês, foi por mim percebida em sua inteireza desde o último dia 7 de maio, pois após mais de três décadas atuando no MP, quis o destino me desvencilhar rumo ao encontro da Magistratura”, pontuou.

Ex-ministro e ex-senador Edison Lobão
Graça Amorim com a advogada Virgínia Afonso
Desembargadora Graça Amorim

Fotos: Ribamar Pinheiro

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado