Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Dicas para uma foto de sucesso

Marcelo Chaves

19/08/2016 14h00

Atualizada 20/08/2016 11h46

Alcançar a popularidade nas redes sociais pode parecer algo inalcançável frente à infinidade de perfis legais que existem por aí. O que ainda não te disseram é que o segredo para fazer suas fotos bombarem está em saber mesclar o melhor das teorias tradicionais com as mais novas tecnologias. O aplicativo DeeMe elaborou para a coluna 5 dicas para ter uma foto de sucesso com muitos ‘likes’.

1) Use conceitos da fotografia clássica

Faça uso da ‘regra dos terços’. É uma fórmula para que a imagem seja agradável ao olhar. Essa técnica prega que no momento de fazer a foto, você divida o enquadramento traçando (de forma imaginária) duas linhas horizontais e duas verticais, de modo que a imagem fique dividida em 9 quadrados idênticos.

regra-dos-tercos

Aí é só posicionar os elementos que você quer que sejam os protagonistas da foto na junção entre essas linhas, ou seja, nos quatro pontos em que as linhas deitadas se encontram com as que estão de pé.

piccollage2) Abuse dos stickers

Nem tudo pode ser expresso com imagens. Às vezes, é melhor ser direto e expressar seu sentimento adicionando figuras e palavras à foto. E se as letras que a compõe forem super estilosas, então, melhor ainda! Filtros exclusivos também podem chamar bastante a atenção.

3) Poste a foto na hora certa

HoraSocialMedia-4Não adianta perder um bom tempo atualizando seu perfil com as fotos mais descoladas às 2h da madrugada, enquanto todos seus amigos estão dormindo. Até eles terem a oportunidade de curtir suas imagens, outros posts já terão tomado sua frente no feed. Outra dica relacionada ao modo que você se comporta nas redes sociais é cultivar a solidariedade entre os perfis e não economizar nas curtidas, o que cultivará uma espécie de ‘retroalimentação’ de likes entre você e seus amigos.

4) Diversifique

foto5Atualmente há tanta coisa disponível na Internet o tempo todo que ninguém aguenta mesmice na postagem de fotos. Se for passar uma temporada na praia, por gentileza, não fique a semana todo postando fotos do mar na linha do horizonte. Fuja das fotos óbvias, procure situações inusitadas, impactantes, surpreendentes.

5) Questione

Uma boa dica para saber se sua foto vai gerar interesse ou não é responder algumas perguntas. Confira:

homem> Quantas pessoas estão envolvidas? Quanto mais, melhor!
> A foto aborda alguma coisa útil que pode melhorar ou ao menos alegrar a vida de alguém?
> Sua imagem vai surpreender na rede?
> A foto trata de algo do qual seus amigos compartilham e tem chance de criar um sentimento de identificação?
> Quanto menor for a duração do fato registrado por sua câmera fotográfica ou celular, maior a chance da foto bombar.

Fotos de reprodução

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado