Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Dia da Mulher ganha solenidade e anúncio de medidas no Palácio do Planalto

Marcelo Chaves

09/03/2023 17h00

O presidente Lula e a primeira-dama Janja com a ex-presidente Dilma Rousseff e Lu Alckmin

  • O Palácio do Planalto ficou movimentado no fim da manhã e início da tarde de ontem, com a solenidade do governo federal em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin com a esposa Lu, e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, entre outras autoridades e personalidades.
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
  • A ex-presidente Dilma Rousseff, também esteve presente, sendo homenageada em parte do discurso do presidente Lula e muito aplaudida pelo público presente. Durante o encontro, prestigiado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foram anunciadas medidas que abrangem o mercado de trabalho, a assistência social e ações para segurança de vítimas de violência voltadas para o público feminino.
As deputadas Roseana Sarney e Maria do Rosário
  • O presidente Lula também assinou medidas e Projetos de Lei destinados ao Congresso Nacional. Dois deles foram ovacionados no momento em que foram anunciados. A criação do Dia Nacional Marielle Franco e a equiparação dos salários entre homens e mulheres. “Mulher ganhar menos que o homem na mesma função é perpetuar uma violência histórica. O respeito às mulheres é um valor inegociável”, disse Lula.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, com Janja
  • A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou em seu discurso um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que aponta que a igualdade salarial entre homens e mulheres pode acrescentar 0,2% à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) de um país. “Estamos trabalhando intensamente para que isso se concretize”, ressaltou.
Deputado Gilvan Máximo e Antonieta Silva

Fotos: Ricardo Stuckert e Marcelo Chaves

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado