Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Despedida de um pioneiro

Empresário Álvaro José da Silveira foi sepultado ontem, no Campo da Esperança, na Asa Sul

Marcelo Chaves

24/10/2025 12h48

Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

Notícia triste que causou consternação em Brasília. Morreu na manhã de ontem, em sua residência na capital, o empresário pioneiro Álvaro José da Silveira, aos 83 anos, após um prolongado problema de saúde. Álvaro foi um dos grandes empresários do segmento farmacêutico no país, tendo fundado a Drogaria Rosário, muito conhecida no Brasil.

Nascido em Ponte Alta, em Minas Gerais, o empresário deixa como legado uma trajetória marcada pelo trabalho, pelo empreendedorismo e também pelo compromisso com o crescimento e o desenvolvimento do Distrito Federal. A sua atuação como empresário se iniciou ainda em Minas Gerais, ganhando força em Brasília, onde fundou e expandiu a Drogaria Rosário.

O grupo sob o seu controle contou com mais de cem lojas. Anos depois, Álvaro negociou a venda de sua empresa para o Banco BTG Pactual. O pioneiro também teve uma vida pública muito aplaudida, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Ele deixa viúva Mariza Silveira, mais quatro filhos e 13 netos.

Pai de Álvaro Silveira Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF), Álvaro pai ganhou despedida dos familiares e amigos no dia de ontem. O velório ocorreu na Paróquia Divino Espírito Santo, na 905 Norte. Já o sepultamento foi realizado às 17h30, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Álvaro entre a esposa Mariza, os filhos e netos em um dos encontros da família
Álvaro entre a esposa Mariza, os filhos e netos em um dos encontros da família

“Papai foi um pioneiro em Brasília. Chegamos aqui no início quando ele veio de Goiânia, onde trabalhava na maior indústria farmacêutica da época, a EMS. Sempre foi muito atuante na vida sindical da cidade, participou da consolidação do sindicato das farmácias, da Fecomércio e, depois, foi presidente da Abrafarma por mais de oito anos”, disse o filho Álvaro Silveira Júnior.

Ainda sobre o pai, o presidente do Sindiatacadista-DF afirmou que Álvaro foi um homem que amava a cidade. “Brasília deu tudo para ele e para a nossa família. Hoje, a capital perde alguém que sempre lutou por ela, que a amou profundamente, e que, em retribuição, também foi muito amado por ela”, concluiu ele, consternado pela perda do pai.

O empresário com a companheira e agora viúva Mariza da Silveira
O empresário com a companheira e agora viúva Mariza da Silveira

O Sindiatacadista-DF emitiu uma nota de pesar ontem pelo falecimento do empresário. “É com profundo pesar que o Sindiatacadista-DF lamenta o falecimento de Álvaro José da Silveira, pai do nosso presidente, Álvaro Júnior. Neste momento de dor, expressamos nossas condolências ao presidente Álvaro Júnior, aos familiares e amigos por essa perda irreparável.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado