Notícia triste que causou consternação em Brasília. Morreu na manhã de ontem, em sua residência na capital, o empresário pioneiro Álvaro José da Silveira, aos 83 anos, após um prolongado problema de saúde. Álvaro foi um dos grandes empresários do segmento farmacêutico no país, tendo fundado a Drogaria Rosário, muito conhecida no Brasil.
Nascido em Ponte Alta, em Minas Gerais, o empresário deixa como legado uma trajetória marcada pelo trabalho, pelo empreendedorismo e também pelo compromisso com o crescimento e o desenvolvimento do Distrito Federal. A sua atuação como empresário se iniciou ainda em Minas Gerais, ganhando força em Brasília, onde fundou e expandiu a Drogaria Rosário.
O grupo sob o seu controle contou com mais de cem lojas. Anos depois, Álvaro negociou a venda de sua empresa para o Banco BTG Pactual. O pioneiro também teve uma vida pública muito aplaudida, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Ele deixa viúva Mariza Silveira, mais quatro filhos e 13 netos.
Pai de Álvaro Silveira Júnior, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF), Álvaro pai ganhou despedida dos familiares e amigos no dia de ontem. O velório ocorreu na Paróquia Divino Espírito Santo, na 905 Norte. Já o sepultamento foi realizado às 17h30, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

“Papai foi um pioneiro em Brasília. Chegamos aqui no início quando ele veio de Goiânia, onde trabalhava na maior indústria farmacêutica da época, a EMS. Sempre foi muito atuante na vida sindical da cidade, participou da consolidação do sindicato das farmácias, da Fecomércio e, depois, foi presidente da Abrafarma por mais de oito anos”, disse o filho Álvaro Silveira Júnior.
Ainda sobre o pai, o presidente do Sindiatacadista-DF afirmou que Álvaro foi um homem que amava a cidade. “Brasília deu tudo para ele e para a nossa família. Hoje, a capital perde alguém que sempre lutou por ela, que a amou profundamente, e que, em retribuição, também foi muito amado por ela”, concluiu ele, consternado pela perda do pai.

O Sindiatacadista-DF emitiu uma nota de pesar ontem pelo falecimento do empresário. “É com profundo pesar que o Sindiatacadista-DF lamenta o falecimento de Álvaro José da Silveira, pai do nosso presidente, Álvaro Júnior. Neste momento de dor, expressamos nossas condolências ao presidente Álvaro Júnior, aos familiares e amigos por essa perda irreparável.”