Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Com curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim mostra de bancos indígenas abre em Brasília

Com abertura hoje no Museu Nacional da República, exposição também ganhou lançamentos no Palácio Itamaraty e no Memorial dos Povos Indígenas

Marcelo Chaves

12/11/2025 17h03

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

A Coleção BEĨ promove a abertura da exposição Bancos Indígenas do Brasil – Rituais, que ocorre hoje no Museu Nacional da República durante coquetel de inauguração da mostra. A exposição, com curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, destaca o papel dos bancos indígenas brasileiros no contexto ritualístico e espiritual das diferentes culturas originárias do país. Desenvolvida em múltiplos espaços simultaneamente, apresenta cerca de 500 peças provenientes de 54 etnias, revelando a diversidade simbólica e o uso desses bancos em rituais de profunda relevância para os povos representados. Uma verdadeira riqueza cultural.

A expectativa é que estejam presentes no evento de abertura, na noite de hoje, lideranças indígenas e artistas de diversas regiões da Amazônia e do Território Indígena do Xingu, reafirmando o protagonismo dos povos originários na construção desta narrativa. A mostra é fruto de mais de vinte anos de convivência da Coleção BEĨ com os povos indígenas brasileiros, período em que foi compreendida e divulgada a sofisticação da arte, da espiritualidade e da cultura dos povos e sua importância no Brasil contemporâneo. A exposição ganhou lançamentos no Palácio Itamaraty e no Memorial dos Povos Indígenas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado