O Memorial JK esteve movimentado na manhã da última sexta-feira (12). Autoridades como a governadora em exercício, Celina Leão, o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinati, e o deputado Jorge Vianna, entre outros nomes de destaque, participaram de uma cerimônia especial. Na ocasião, foram depositados buquês de rosas brancas no túmulo do fundador de Brasília, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, em celebração aos seus 123 anos.

Neta de Juscelino Kubitschek, a presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, destacou que o dia 12 de setembro é passado sempre com muita emoção. “Não falo apenas como presidente do museu ou como neta de JK, mas como alguém que vive e ama essa cidade. É fundamental celebrar o fundador que realizou tudo isso”, enfatizou Anna Christina ao lado do marido, o presidente do Lide Brasília, empresário Paulo Octávio.

O ex-ministro, jornalista, professor e historiador Ronaldo Costa Couto, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Paulo Castelo Branco, e a pioneira Wilma Pereira também participaram da cerimônia realizada no mausoléu de JK. Em seguida, todos foram recebidos para um impecável coquetel no hall do memorial, ocasião em que também contou com a presença de turistas que passeavam pelo local.

Durante o evento, quem esteve presente elogiou a gestão de Anna Christina Kubitschek à frente do memorial, que guarda e zela pela história de Brasília e de seu avô. O prédio, as salas, os banheiros e os móveis, tudo está muito bem cuidado, limpo e preservado. A governadora em exercício Celina Leão destacou: “Brasília é a capital da democracia e da humanidade. Reconhecer esse legado deixado é uma honra.”

O empresário Paulo Octávio, em seu discurso, afirmou que é preciso respeitar aqueles que contribuíram para o Brasil crescer. “É importante reconhecer líderes como JK, homem que soube governar cinco anos, democraticamente, respeitando a todos, avançando o país, construindo Brasília e dinamizando a economia, que cresceu 8% ao ano. Tudo com a integração dos poderes, liberdade e sobretudo democracia”, disse.

Fotos: Rayra Paiva