Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Bastidores da posse do ministro Cristiano Zanin no STF

Marcelo Chaves

07/08/2023 10h00

Ministro Cristiano Zanin entre familiares, Janja, o presidente Lula e a presidente do STF, ministra Rosa Weber

  • A última quinta-feira em Brasília foi marcada pela posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), do jurista, professor e agora magistrado Cristiano Zanin. A cerimônia na sede do STF foi uma das mais concorridas e exclusivas dos últimos anos. Cerca de 350 convidados, a maioria composta por autoridades, magistrados e juristas, estiveram presentes na solenidade.
Cristiano Zanin é cumprimentado pelo presidente Lula
  • Logo na entrada os convidados eram recepcionados com tapete vermelho e os dragões da independência devidamente alinhados até a entrada do Salão Branco. O esquema de segurança foi um dos mais rígidos já presentes em eventos de posse no local. No plenário, o novo ministro estava acompanhado da família, a esposa Valeska Teixeira, filhos e demais familiares.
Valeska Teixeira, esposa de Zanin, com Janja
  • A cerimônia de posse, que contou com a presença do presidente Lula e da primeira-dama Janja, e do vice-presidente Alckmin, com dona Lu Alckmin, teve no discurso de abertura a fala da presidente do STF, ministra Rosa Weber. Em suas breves palavras, Rosa Weber deu as boas-vindas ao empossado, momento em que todos os presentes aplaudiram demoradamente.
Vice-presidente Geraldo Alckmin e dona Lu Alckmin cumprimentam Cristiano Zanin e Valeska Teixeira
  • Como de praxe, não houve demais discursos, com todos seguindo para a fila de cumprimentos. Entre as autoridades que marcaram presença estavam os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além dos presidentes do STJ, TST, STM e TCU. O ministro da Justiça, Flávio Dino, também esteve presente sendo muito cumprimentado.
As irmãs Adriele e Nara Britto acompanharam o pai, o ministro Ayres Britto, ex-presidente do STF
  • Da sede do STF, que estava toda isolada com forte esquema de segurança, seguiu-se a segunda etapa do dia da posse. Foi o jantar comemorativo de adesão promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. Como a coluna noticiou na última sexta-feira, os convites que custavam R$ 500 estavam esgotados e com uma fila de espera com centenas de nomes.
Cristiano Zanin recebe os cumprimentos do ministro da Justiça, Flávio Dino
  • Além de Cristiano Zanin, os demais ministros do STF presentes na ocasião foram muito disputados e cumprimentados com destaque para o ministro Alexandre de Moraes. Ministros de estado também compareceram. A noite contou com dois shows musicais em um clima de alegria e
    de descontração, terminando apenas nas primeiras horas da última sexta-feira.

Fotos: Arquivo Pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado