O presidente da China, Xi Jinping, movimentou Brasília em sua curta passada pela capital. O líder chinês foi recebido, na última quarta-feira, no Palácio da Alvorada, pelo presidente Lula e pela primeira-dama Janja, além de demais autoridades. Hospedado no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, sob um forte esquema de segurança, o chefe de Estado da China chegou à residência oficial da presidência do Brasil a bordo de um carro oficial blindado.
Xi Jinping passou em revista as tropas e acompanhou, ao lado do presidente Lula, uma formatura do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, do Exército Brasileiro, conhecido como Dragões da Independência. Em seguida, eles ingressaram no Alvorada cercado por crianças brasileiras e chinesas que vivem no Brasil. Todas balançavam bandeiras dos dois países. Uma música popular chinesa foi executada por uma cantora trazendo momento de descontração.

A reunião ampliada entre as duas delegações, compostas por ministros de Estado de cada parte, durou até o início da tarde, quando uma outra cerimônia marcou a assinatura de diversos atos entre os governos. Em seguida, foi feita uma declaração dos presidentes à imprensa. O líder chinês e sua delegação almoçaram com Lula no Alvorada. Momento em que aproveitaram para conversar sobre assuntos leves envolvendo os dois países.
Uma mesa com taças de cristal Strauss vermelhas e jogos americanos de linho com renda renascença do acervo da decoradora Amparo Nunes em profusão com louças e pratarias do acervo do Palácio da Alvorada deram um toque especial ao almoço. Tudo feito com esmero para o presidente chinês. No cardápio, delícias preparadas pelo chef de cozinha paraense Saulo Jennings, com destaque para pirarucu com banana-da-terra.
Fotos: Ricardo Stuckert e Arquivo Pessoal