Menu
Coluna Marcelo Chaves
Coluna Marcelo Chaves

Abandono toma conta da Esplanada dos Ministérios

Marcelo Chaves

09/07/2018 15h00

Atualizada 10/07/2018 9h28

Fotos: Marcelo Chaves/Jornal de Brasília

O clima de decadência está tomando conta da Esplanada dos Ministérios. Mas nada a ver com a derrocada política que há tempos assola o Brasil. Um dos principais símbolos da capital federal, além de cartão postal com edifícios e palácios projetados pelo saudoso arquiteto Oscar Niemeyer, a Esplanada  sofre com o abandono e a falta de manutenção de seus prédios.

Foto: Marcelo Chaves/Jornal de Brasília

Não bastasse Brasília ser tão mal falada Brasil afora por conta de políticos corruptos, a grande maioria vinda de outros estados, ainda temos que conviver com nossos cartões postais literalmente caindo aos pedaços e decepcionando os turistas que se aventuram por nossa região. Em um simples passeio no último domingo foi possível perceber o péssimo estado de algumas construções.

Foto: Marcelo Chaves/Jornal de Brasília

Colado ao Palácio do Itamaraty, uma das joias criadas por Niemeyer e sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Ministério da Saúde faz jus ao atual período de falência da saúde no país. As esquadrias são o retrato do abandono. Até um varal improvisado para secar roupas é visível. Visão principal de quem sai de algum evento ou solenidade no Itamaraty.

Foto: Marcelo Chaves/Jornal de Brasília

Após alguns metros, vem o Congresso Nacional, que em sua lateral, na parte do Senado, mais parece um prédio fantasma, no estilo dos filmes de terror de Hollywood. Quem já visitou outras capitais mundo afora, com certeza vai perceber que Brasília é uma das mais mal cuidadas e mal preservadas, apesar de ser tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Foto: Marcelo Chaves/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado