Menu
Notícias

Maiúscula ou minúscula

Arquivo Geral

27/02/2019 7h00

Vamos tratar um pouco de um tema que deixa muita gente confusa. Especialmente nestes tempos em que formadores de opinião (emissoras de tevê, jornais, órgãos de informação impressos e outros) optam por grafar até nomes próprios com iniciais minúsculas, o que dificulta a fixação para quem está aprendendo. Isso é só um exemplo.

Orientações para o uso de iniciais minúsculas

A primeira ideia que devemos ter em mente para grafar palavras com iniciais pequenas é que um vocábulo comum vem escrito dessa forma. Daí, podemos retirar alguns equívocos, como dias da semana e nomes dos meses. Por exemplo: quarta-feira e março são escritos desse jeito. Muitos acabam colocando maiúsculas porque alguns padrões de documentos de computador já vêm assim. Não caia nessa.

Títulos de livros, CDs, obras (escultura, pinturas) e afins têm a primeira letra maiúscula, já que são nomes próprios, mas as outras palavras são comuns, então, inicial pequena nelas. A não ser que se trate de nome próprio. Exemplo: Uma passagem para a Índia. Isso serve para títulos também: senhor, doutor, cardeal, reverendo, deputado e similares. Em alguns desses casos, adota-se caráter opcional, mas a orientação é inicial minúscula, assim como áreas do saber, cursos e disciplinas: matemática, linguística, medicina, direito, geografia.

E como fazer com as maiúsculas?

Para as iniciais grandes, lembramo-nos, facilmente, da orientação de nomes próprios: para pessoas (reais ou fictícias), lugares, instituições, festas, títulos de periódicos (jornais, revistas, publicações). Para isso, podemos dar como exemplo as palavras: Roberto, Cláudio, Lúcifer, Maracangalha, Troia, Júpiter, Legião da Boa Vontade, Natal, Ramadã, Jornal de Brasília.

Também veja a diferença de nome próprio para comum: quando o Nordeste é região do país (espaço físico determinado), vem grafado assim, com maiúscula. Quando indica somente uma direção, não. Um hospital não é próprio. Mas quando está determinado, merece a deferência: Hospital Santa Carmelita. Assim nomes de ruas, avenidas, blocos, igrejas e tais. Ainda que muitos usem de forma facultativa. Há uma rua: a Rua Primeiro de Maio.

Dicas para procurar orientação

É bom salientar que as diversas padronizações dentro de instituições específicas (redações de jornais, universidades, empresas, ministérios etc.) podem variar de acordo com as escolhas editoriais. Mas a orientação básica vem da Base 19 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa: “Das maiúsculas e minúsculas”. Vale a pena dar uma pesquisada por lá.

Outro direcionamento importante é dado pelos dicionários. Costuma-se apresentar descrição sobre casos em que a palavra tem inicial maiúscula. O Houaiss já escreve o vocábulo com a primeira letra conforme deve ser. Os dicionários devem ser consultados com cuidado, porque muito do que está lá como determinante é somente opção ou escolha dos editores. Boa sorte!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado