Menu
Coluna Lia Dinorah
Coluna Lia Dinorah

Coluna Lia Dinorah

Lia Dinorah

01/04/2024 22h26

O advogado Fernando Férrer recebendo autógrafo na obra Estenio Campelo – Trajetória de Sucesso
Sérgio Vargas e sua filha, a advogada Priscilla Vargas
Getúlio Lopes, reitor do UniCEUB, desembargador Roberval Belinati,
presidente do TRE-DF, e Fernando Velloso
O biografado e a advogada Mônica Barros
Família Romano Pinto, com Ana Cristina Campelo
Ministro Benedito Gonçalves, Camile e Carlos Campelo
Fátima Gonçalves e o advogado Jardson Cruz

Sexta-feira Santa pede vinho com peixe
Nesta Sexta-feira da Paixão muitas famílias brasileiras mantêm o costume de comer peixe, e segundo a tradição religiosa, o vinho seria a única bebida permitida hoje. Religiosos ou não, deixamos aqui nossas dicas para harmonizar vinho com peixe. O vinho branco é, por norma, a escolha mais acertada para a iguaria. Vinhos secos com um leve toque de aroma frutado ou mineral são os mais adequados, como um Pouilly-Fumé, Pouilly Fuissé, Muscadet de La Loire ou um Riesling da Alsácia. Um espumante brasileiro também é uma boa pedida, mas se você não abdica do tinto, escolha os vinhos mais jovens e frutados com um bacalhau assado ou confitado, por exemplo. Independente do peixe esqueça os tintos mais complexos e tânicos, a adstringência será exarcebada. Um rosé de Provence pode cair bem com peixe grelhado.

À venda Château Latour 2017
Château Latour Premier Cru Classé lança sua safra de 2017 no mercado antes da safra de 2016, tornando-se a safra mais jovem do renomado vinho atualmente no mercado. A propriedade que pertence à Artémis Domaines é uma das poucas de Bordeaux que não oferece seus vinhos en primeur. O Château, com base Pauillac, deixou o tradicional e complexo sistema de primeur em 2012 para envelhecer seus vinhos por vários anos antes do lançamento. Normalmente, a safra 2016 deveria ter sido lançada primeiro, mas a propriedade decidiu lançar a de 2017 antes. Ocorreu no dia 19, no Reino Unido, e a caixa com 12 garrafas de 75cl está £ 4.800. A propriedade também lançou seu segundo vinho, Les Forts de Latour 2018 por £2.000 (a caixa de 12 garrafas).

Cava, recorde de todos os tempos
Cava D.O. registra um novo recorde de vendas, o maior de todos os tempos. A denominação de espumante espanhol fechou o ano passado com 252 milhões de garrafas vendidas (2,7 milhões a mais do que no ano anterior), um crescimento de 1,09%. O mercado interno espanhol impulsionou as vendas em 2023 com um aumento de 4,02%. Por outro lado as exportações sofreram uma ligeira queda (0,25%) sobrecarregadas pela inflação nos principais mercados europeus e também pela queda nas vendas nos EUA. “Apesar da turbulência econômica e geopolítica, nossos produtos continuam a recuperar terreno no mercado interno e consolidar suas posições, enquanto nossos principais concorrentes globais experimentaram um declínio significativo”, diz Javier Pagés, presidente da CAVA D.O.

Cava orgânico
Uma categoria que se destacou particularmente é o do espumante Cava orgânico, com um crescimento do vendas de 24,59%. O número de garrafas vendidas em 2023 sob certificação orgânica foi de 32,3 milhões, segundo da D.O.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado