Menu
Invista Agora
Invista Agora

Comprando hoje o preço de amanhã

Saiba a importância do efeito oferta x demanda na hora de decidir pelos produtos de investimento

Gilvan Bueno

26/04/2021 11h14

Comprando hoje o preço de amanhã

Com certeza você já viu algum ‘meme’ nas redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens que versava sobre ‘Expectativa x Realidade’. Normalmente, são engraçados e buscam mostrar que nem sempre o que vemos como resultado é o que encontramos no decorrer do fato. Agora, pergunto a vocês: e se pudermos trazer isso para explicar que é possível comercializar o futuro no mercado financeiro?

Sabemos que a taxa básica de juros atualmente é 2,75%, ou seja, isso é a realidade. No entanto, qual a expectativa para 2024? De acordo com as taxas do tesouro direto, será 7,99%, conforme podem ver no quadro abaixo.

Este tipo de conceito se expande ainda para diversos produtos de investimentos e, principalmente, para os segmentos econômicos como agropecuária e extração mineral. Preciso destacar também os produtos em estado bruto ou voltados para o comércio externo. Ao fim ao cabo da nossa conversa, podemos chamar isso tudo de ‘commodities’.

Um produtor em posse do preço futuro de um algum produto, pode manter o estoque alto ou baixo: com a procura baixa, o estoque pode ser baixo; já com a demanda alta, o estoque pode ser alto. Parece bem óbvio, não? Mas, e quando o estoque é alto e a demanda cai 30%?

Resposta certa: Preço negativo! Isso aconteceu há exatamente um ano, no dia 20/04/2020, com os preços do petróleo no mercado futuro fechando negativo pela primeira vez na história.

Podemos afirmar que a pandemia de Covid-19 desconstruiu diversos fundamentos econômicos e modelos de precificação de ativos. Este fenômeno impensável aconteceu por uma série de fatos isolados que, em conjunto, fizeram uma grande destruição de valor.

A situação foi que com a baixa da demanda devido à pandemia, a Rússia recusou-se a reduzir sua produção e, em contrapartida, a Arábia Saudita, líder da produção global, optou por aumentar ainda mais sua atividade e oferecer 20% de desconto no preço. Com isso, houve excesso de petróleo e uma grande dificuldade de armazená-lo. A consequência foi que muitos investidores preferiram pagar para devolver os barris comprados, o que levou ao preço negativo.

É importante lembrar este fato aos investidores que usam a expectativa de curto prazo para encontrar a realidade do lucro fácil usando volatilidade e instrumentos derivativos: incertezas acontecem! Logo, a diversificação de modalidades de investimentos e distribuição de capital, respeitando o risco de cada vertente, é extremamente importante na hora de construir um portfólio de produtos.

Depois de todos esses fatos, só posso finalizar lembrando a todos vocês que a economia é cíclica e como diz o mestre do suspense, e às vezes terror, Stephen King: “Aqueles que não aprendem do passado estão condenados a repeti-lo”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado