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Quais alimentos influenciam na acne

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Por Andressa Marchi

A acne é influenciada diretamente por fatores dietéticos. Observam-se maiores taxas de prevalência em países ocidentais e, interessantemente, populações consumindo dietas que se assemelham à dieta paleolítica (exclusão de açúcares, cereais e laticínios) possuem prevalência baixa ou ausente de acne.

Um estudo interessante mostrou que a ingestão de uma dieta de baixa carga glicêmica (redução de carboidratos) durante um período de 12 semanas melhorou os sinais clínicos da acne e a taxa de excreção de sebo em indivíduos do sexo masculino com acne.

Sabe-se que alimentos hiperglicêmicos estimulam o aumento exacerbado de insulina!

Estudos mostram que o consumo de laticínios (leite e derivados, integral ou desnatado) também está associado com a presença de acne. Um estudo mostrou que o alto consumo de leite esteve associado com o aumento da chance de acne em 161%, em comparação com o baixo consumo.

Assim, para controle da acne, é importante a exclusão de alimentos hiperglicêmicos e insulinêmicos, como doces e refrigerantes, e a inclusão de alimentos de baixa carga glicêmica, como cereais integrais, oleaginosas e frutas (como abacate, maçã, abacaxi, morango e ameixa). Além desses, alimentos ricos em gorduras boas, como as mono e poli-insaturadas, presentes no azeite de oliva extra virgem, oleaginosas, sementes e peixes, são importantes por desempenhar atividade anti-inflamatória, impactando por consequência na acne.


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