Siga o Jornal de Brasília

Inspiração

Faça da atividade física uma rotina na sua vida

A atividade física regular bem planejada está associada a melhora da saúde e qualidade de vida, além de ser uma prevenção de doenças cardiovasculares.

Publicado

em

Faça da atividade física uma rotina na sua vida

Por Andressa Marchi

A atividade física regular bem planejada está associada a melhora da saúde e qualidade de vida, além de ser uma ótima estratégia para manutenção e prevenção de doenças cardiovasculares.

Um estudo feito com 92 bombeiros militares durante 13 semanas analisou o efeito do programa de treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e de composição corporal comparando diferentes periodizações. Foram separados em 4 grupos: controle (sem treinamento), crescente (sempre com aumento de carga), ondulatório (há aumento e redução de cargas durante a semana) e escalonado (aumento de carga com estabilizações). Os treinamentos foram feitos com 30 min de estímulo aeróbio na esteira rolante.

Resultados: Os três grupos treinados reduziram significativamente o somatório de dobras cutâneas e o percentual de gordura; a frequência cardíaca reduziu nos grupos ondulatório e escalonado; e mesmo o grupo crescente tendo treinado por mais tempo com as maiores intensidades, e consequentemente maior VO2máx, não foram melhores do que os outros dois grupos treinados, além de que tiveram uma fadiga mais acentuada e queda do rendimento nas últimas semanas.

Um outro estudo feito por WHELTON, et al. conclui que o exercício aeróbio tem efeito na redução da pressão arterial de repouso, o que também foi visto nesse estudo com os bombeiros, podendo diminuir doenças associadas com pressão sanguínea elevada.

Um fator limitante é que para avalizar o treinamento aeróbio são necessários 4 parâmetros, sendo que nesse estudo foi utilizado apenas um (VO2máx).
Conclusão: Apenas preocupação com a alta intensidade aeróbia não garante que ocorram fases de estímulo e recuperação nas semanas, sendo melhor o programa com distribuição de cargas ao longo do tempo de forma escalonado ou ondulatória.

Referência: PEREZ AJ. Efeitos de diferentes modelos de periodização
do treinamento aeróbio sobre parâmetros cardiovasculares, metabólicos e composição corporal de bombeiros militares. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2013.


Você pode gostar
Publicidade