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E então, o consumo de ovos pode trazer algum mal à saúde?

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consumo de ovos

Por Andressa Marchi

O consumo de ovos era muito questionado há anos atrás, devido à hipótese de que seu conteúdo de colesterol poderia interferir na saúde cardiovascular, aumentando o risco de alguns desfechos metabólicos.

Entretanto, nos últimos anos, tornou-se crescente o número de pesquisas que indicam que esta hipótese não é verdadeira. Uma recente análise realizada com paciente diagnosticados com diabetes tipo 2 mostrou que o consumo de 12 ovos por semana não promoveu mudanças significativas em parâmetros cardiometabólicos em comparação ao grupo que consumiu 2 ovos por semana. Nesta análise, os participantes receberam instruções sobre alimentação saudável, fato que, certamente, contribui com estes resultados positivos.

Com relação ao consumo diário, um estudo que envolveu 26 pesquisas sobre a associação entre o consumo de ovos e síndrome metabólica identificou que o consumo de 1 ovo por dia reduziu a prevalência de síndrome metabólica de forma significativa, em comparação aos indivíduos que apresentaram menor frequência neste consumo. Ainda, o consumo de 2 ovos por dia não foi correlacionado com o aumento no risco de alterações metabólicas.

De forma complementar, um recente estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition enfatizou que hábitos alimentares errôneos – associados ao sedentarismo e predisposição genética – são mais relevantes para o aumento no risco metabólico do que o consumo de um alimento isolado, como ovo.

Ainda, é importante ressaltar que os ovos apresentam diversos nutrientes e compostos bioativos, que contribuem com as nossas necessidades diárias. Portanto, seu consumo pode contribuir com muitos benefícios, sendo uma ótima estratégia nutricional, quando associado a uma alimentação saudável e individualizada.


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