Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

Idris Elba tenta sobreviver com as filhas em “A Fera”

Filmes sobre sobrevivência já estão saturados em Hollywood, mas “A Fera” tem algo além a oferecer

Tamires Rodrigues

11/08/2022 17h00

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Filmes sobre sobrevivência já estão saturados em Hollywood. Cobras, crocodilos, jacarés… essa premissa não é nova e já está ficando cansativa. “A Fera”, que estreia nesta quinta-feira (11), é baseado nessa temática. Entretanto, há muitas outras coisas por trás, como representatividade, luto, dramas familiares e um cenário lindo.

O Dr. Nate Daniels (Idris Alba), que recentemente perdeu sua esposa, retorna para a África do Sul com suas filhas em uma viagem que estava planejada há muito tempo para uma reserva gerenciada por seu grande amigo e biólogo, Martin Battles (Sharlto Copley). O que começou como uma jornada de cura e redescobrimento acaba se tornando uma luta de sobrevivência quando um leão, que sobreviveu ao um ataque de caçadores clandestinos, vê todos os humanos como inimigos e começa uma perseguição, deixando muitas vítimas pelo caminho. 

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Um ponto extremamente importante

Logo de cara, a primeira imagem que aparece em “A Fera” é de um rosto negro. Isso se repete em vários momentos, em máximo destaque. O filme todo tem somente um ator branco. É de fato uma vitória — anos atrás, isso jamais isso aconteceria. Essa representatividade, além de escancarada, também faz sentido para o longa.

Direção e fotografia 

Baltasar Kormákur, já conhecido por “Evereste” (2015), conseguiu entregar um bom filme. São muitas sequências em cortes únicos, com enquadramentos mais fechados que mostram todo o medo e desespero dos personagens. Os cenários estão deslumbrantes.

A direção fotográfica ficou com Philippe Rousselot, que já ganhou o Oscar por “Entrevista com o Vampiro”, em 1994, entre outros filmes. De fato faz a diferença ter uma boa direção fotográfica. O acabamento final ficou muito bom, principalmente para as cenas noturnas. A interação com o leão e os humanos também ficou muito real.

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Roteiro

Por mais que essa temática de sobrevivência já seja conhecida, os roteiristas Ryan Engle e Jaime Primak Sullivan conseguem inovar um pouquinho. A questão sobre os caçadores é bem trabalhada, os dramas familiares são bem explicados, completando-se com as cenas de suspense e ação.

Atuações

Idris Elba é um excelente ator de ação. Talvez nos momentos com toque mais emocional ele não brilhe tanto, mas suas filhas, interpretadas pelas jovens atrizes Iyana Halley e Leah Jeffries, estão ótimas e seguram as cenas mais profundas muito bem.

Conclusão

“A Fera” é um bom filme, que assusta e pode até emocionar em algumas cenas. Quem curte filmes que lembram a consagrada Sessão da Tarde, da TV Globo, vai gostar.

Confira o trailer:

Ficha técnica:

Direção: Baltasar Kormákur;

Roteiro: Ryan Engle, Jaime Primak Sullivan;

Elenco: Idris Elba, Sharlto Copley, Iyana Halley, Leah Jeffries;

Gênero: Aventura;

Distribuição: Universal Pictures;

Duração: 93 minutos;

Classificação Indicativa: 14 anos;

Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado