Menu
Gilberto Amaral

Visão e competência

Arquivo Geral

19/10/2018 7h00

Na conversa que tive com meu amigo ministro da Saúde, Gilberto Occhi (foto), entre um assunto e outro, ele demonstrou a maior visão e competência ao falar sobre a situação e o futuro do país. Na opinião de Occhi é a educação, a educação e a educação, o principal projeto que o novo governo deverá desenvolver. Tem razão o ministro, pois um país educado irradia suas benesses para todos os setores.

Elegância
Se antigamente as mulheres usavam chapéus para ficar mais elegantes, até hoje acontece tal fato. Tanto é que, no próximo dia 24, vai acontecer a tradicional Festa de Exaltação à Primavera, promovido pelo Clube Soroptimista Internacional de Brasília, que tem na presidência a dinâmica Maria Luiza Mathias de Souza (foto). Quatrocentas convidadas já confirmaram presença nessa tarde que promete ser maravilhosa, tendo como cenário a Villa Rizza. Toda a renda será destinada aos projetos sociais da entidade.

Letras
O emérito presidente da Academia Brasiliense de Letras, ministro Carlos Fernando Mathias de Souza (foto) já tem inscrições para ocupar a vaga de Jarbas Passarinho, cujo patrono era José de Alencar. A primeira inscrita é a jornalista Dad Squarisi, emérita conhecedora da língua portuguesa. A última posse foi de Luiz Guttemberg, na vaga de Humberto Gomes de Barros, patroneada por José Lins do Rego .

Ti-ti-ti
Nas rodas culturais, três nomes estão no vai e vem para se inscrever ou não nas vagas restantes: Pedro Gordilho, Joaquim Campelo e o cineasta Vladimir Carvalho. Relembrando Ibrahim Sued, eu sou “acadêmico sem fardão”.

Imbecilidade
Seja lá quem for, quem fala em desmatamento na Amazônia deveria estar no lugar do burro, puxando a carroça com as madeiras.

Eleições
Nem bem terminou a presidencial, já começa a especulação para as presidências da Câmara e do Senado. O atual presidente Rodrigo Maia trabalha em silêncio para ser reeleito. Já o ex-presidente Renan Calheiros procura voltar a ocupar a cadeira no Senado. Só Deus sabe.

Bengala
Estando ou não na moda, cada dia mais a bengala vai virando acessório essencial para os idosos. Uns têm vergonha, outros não. E quando vou ao BB Estilo da QI 9, encontro bengalas de todos os tipos, para homens e mulheres. É a agência da bengala.
Em tempo: os clientes têm que esperar por horas, porque na tem gerente no banco.

Renda maior
O subíndice Renda Atual, da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apresentou alta de 1,0% em relação a setembro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, esse aumento pode ter sido influenciado pelo impacto da liberação dos recursos do PIS/Pasep.

Abraço à Sombra
Sentimentos, erros, fracassos. Por que não tratar-se com gentileza diante do processo de evolução? Em busca de uma nova forma de aprender, com leveza e amorosidade, o livro “Abraço à Sombra” lança um olhar sobre o autoconhecimento, as dores, emaranhamentos e defesas psíquicas. Cada mergulho da autora Daniela Migliari a essas profundezas traz uma nova compreensão, um novo texto, cuja coletânea integra esta obra. A sessão de autógrafos será na próxima nesta terça-feira, no Carpe Diem, das 18h30 às 23h.

Doceira estrelada
A francesa Christelle Brua, 41 anos, desde 2003 cheffe pâtissière do Pré Catelan, três estrelas Michelin em Paris, acaba de ser coroada como a melhor confeitaria de restaurante do planeta. A consagração veio da associação Les Grandes Tables du Monde (As grandes mesas do mundo) que reúne 174 instituições internacionais. Sua sobremesa fetiche é a maçã em açúcar soufflé, crème glacée de caramelo, sidra e açúcar espumante (45 euros).

Má alimentação
Infelizmente nem todos têm acesso à uma comida gastronômica e nem mesmo sã, mas o Parlamento francês quer combater a má alimentação. Uma comissão parlamentar elaborou o relatório “junkfood” para pressionar o setor agroalimentar a colocar menos sal, menos gordura, menos açúcar e menos aditivos em seus produtos. 30% do consumo diário de sal dos franceses vem do pão, em breve, poderá ser obrigatória a fabricação da famosa baguete com um teor máximo de 18 gramas de sal por quilo de farinha.

Sommelier
Prêmio mais que merecido para Giorgio Pinchiorri, da Enoteca Pinchiorri, em Florença (Itália), eleito o melhor sommelier do mundo pela da associação Les Grandes Tables du Monde. Nós guardamos na memória a lembrança de um dos mais belos restaurantes que já degustamos, um menu de vinhos que parece uma bíblia, um serviço inigualável e uma cheffe (Annie Féolde-Pinchiorri, esposa do sommelier na foto) superdotada de sabores mágicos. Todo mundo merece degustar esta mesa uma vez na vida!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado