Menu
Gilberto Amaral

Vilão das dívidas

Arquivo Geral

05/09/2018 7h00

Atualizada 04/09/2018 21h20

Dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostram que o cartão de crédito aparece como principal tipo de dívida, apontado por 76,8% das famílias entrevistadas. Em seguida, vêm os carnês (14,2%) e, em terceiro lugar, o financiamento de carro (10,4%).

Entre a cruz e a espada
Com a falta de dinheiro na praça em todos os setores, o cartão de crédito está salvando muita gente. Mas ao mesmo tempo em que ajuda, também acaba levando todo mundo para o buraco, por conta dos juros exorbitantes que são cobrados. O Banco Central tem que tomar uma providência antes que o país afunde de uma vez.

“Peneira”
A Argentina não está contente só com o seu atual craque, o jogador Messi. Ela tem feito avaliações técnicas oficiais em várias unidades da América do Sul. No momento quem está em Brasília é o coordenador técnico das Escolas Internacionais do Boca Juniors, Oscar Aquino, peneirando mais de cem jovens da cidade com mais de 10 anos. Hoje deverá sair os primeiros selecionados.

Tea
Mônica Cruz recebe um grupo amigas em tarde de chá, nesta quinta, em torno da querida Lúcia Itapary.

Prestigiado jantar
Para comemorar a posse dos ministros João Otávio de Noronha e Maria Thereza de Assis Moura, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, a Associação dos Magistrados do Brasil ofereceu elegante jantar no Recanto das Águas. A prestigiada noite contou com a presença de mais de 600 pessoas, em sua maioria personalidades do mundo jurídico.

Grande comemoração
Nesta quinta-feira, às 11h, o Salão Negro do Palácio da Justiça será palco da solenidade alusiva aos 196 anos do Ministério da Justiça, 196 anos da Independência do Brasil e, coincidentemente, o atual ministro da Justiça, Torquato Jardim (foto), é o 196º a comandar a pasta. Na ocasião, para abrilhantar os festejos, haverá um belo concerto sinfônico. Estarei presente na cerimônia.

Viajar não é luxo
Para os franceses viajar nas férias é uma necessidade básica como comer e dormir. Dois terços da população viajam no verão europeu. Quanto às famílias desfavorecidas, elas podem contar com associações como o Secours Populaire (Socorro Popular, em português) que há 40 anos organiza excursões com crianças carentes. Neste ano, 50 mil jovens puderam passear nas férias. O presidente da associação Julien Lauprêtre, em entrevista à RFI, disse que as férias não deveriam ser consideradas um luxo, mas são antes de tudo um direito.

Beaupassage
Paris ganha novo espaço dedicado à comida de luxo. Inaugurada no dia 25, a galeria Beaupassage fica entre a avenida Raspail e as ruas Grenelle – Bac, no coração do elegante bairro Rive Gauche. Trata-se do novo endereço dos estrelados Yannick Alléno, Thierry Marx, Anne-Sophie Pic e Pierre Hermé. O hot spot é um lugar para passear, tomar um café ou uma taça de vinho, recarregar as baterias e até praticar esportes (fotos). Num conjunto arquitetônico heterogêneo, entre edifícios tradicionais e industriais, espaços verdes e obras de arte… The place to be!

Do alto…
O famoso chef Alain Ducasse perdeu o recurso judicial e a batalha da Torre Eiffel. A concessão dos restaurantes Jules Verne e 58 foram atribuídas aos chefs Thierry Marx e Frédéric Anton. Ducasse atou por 10 anos no alto da Torre. Em 2017, 1,3 milhão de refeições foram servidas na dama de ferro, um volume de negócios de 43 milhões de euros (18 milhões de euros apenas com o Jules Verne). Os restaurantes estarão fechados para obras de setembro até maio de 2019.

…para os pés da Torre Eiffel
Depois de ter sido excluído dos dois restaurantes, Alain Ducasse lança um no rio Sena, o bateau-mouche gastronômico fará cruzeiros gourmets a partir do dia 10 de setembro. Os preços variam entre 100 euros (cerca de 450 reais) para o almoço com três pratos e 500 euros (2.500 reais) para o jantar chamado “Paris é uma festa”, incluindo cinco pratos, champanhe e vinho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado