Menu
Gilberto Amaral

Tempo de endividamento

Arquivo Geral

06/07/2018 7h00

Atualizada 05/07/2018 22h13

Dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostra que o tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 63,6 dias em junho de 2018, acima dos 62,8 registrados em 2017. Em média, o comprometimento com as dívidas foi de 7,2 meses, sendo que 32,9% das famílias possuem dívidas por mais de um ano.

Perillo
Muito se propalou que o goiano Marcone Perillo seria candidato à presidência da República e depois, até mesmo, ao Senado. Até agora nada aconteceu. Ele deixou o governo e acabou indo para a assessoria de Alckmin, candidato à PR. Como não decola o nome do ex-governador, Perillo saiu agora com o nome de Henrique Meirelles para ser vice de Alckmin. Como tudo pode mudar nessa bagunça que está o país, o panorama político também poderá ter novas perspectivas.

Queda nas vendas
As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -2,24% em maio de 2018 na comparação com abril. As vendas do setor de serviços também tiveram uma queda de -4,57% na mesma comparação. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae.

Perdas consideráveis
“Os setores de comércio e serviços vem apresentando redução nas quedas desde janeiro, porém, especificamente no mês de maio, em decorrência da greve dos caminhoneiros, o índice voltou a ter perdas consideráveis. Com essa nova realidade, é um pouco temerário acreditarmos em uma recuperação rápida e num crescimento do volume de vendas em 2018”, apontou o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana (foto).

Livro Branco
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May (foto), reiterou em sessão do Parlamento britânico que o seu governo apresentará na semana que vem o chamado “Livro Branco”, relatório com detalhes sobre como deverá ser a relação com a União Europeia após o Brexit. Nessa sexta seu gabinete fará uma reunião para debater e decidir as condições que serão incluídas no documento.

Comprometida
Respondendo a perguntas tanto de colegas de partido quanto de parlamentares trabalhistas, May garantiu permanecer “comprometida” com um acordo que evite uma fronteira “dura” entre a República da Irlanda, que integra a UE, e a Irlanda do Norte, em referência à possibilidade de se instituir um controle alfandegário na divisa dos países. “Vamos, sim, deixar a união aduaneira (da UE)”, estressou a premiê em face a alegações de que não seria possível cumprir ambas as promessas.

Vinum
Brasília recebe, dias 16 e 17 de agosto, no estacionamento externo do Iguatemi, a Vinum Brasilis. A 11ª edição da maior feira especializada em vinhos brasileiros do país chega a 2018 com novo formato, novo local e novidades exclusivas.

Saques do PIS I
Os cotistas do fundo PIS/Pasep que optaram por não sacar seus recursos na primeira etapa do novo cronograma, encerrado na última sexta-feira, poderão voltar a sacar a partir de 14 de agosto, com a vantagem de receberem suas cotas já com a correção do exercício 2017-2018.

Saques do PIS II
Durante o mês de julho, os saques estão interrompidos, pois no período está sendo calculado o percentual de correção do fundo. No exercício anterior, o rendimento anual foi de 8,9%.

Saques do PIS III
De acordo com o diretor de Assuntos Financeiros do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Sergio Calderini, a possibilidade de esperar apenas um mês para obter a rentabilidade anual do fundo levou muitos cotistas a aguardarem para resgatarem suas cotas a partir de agosto.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado