Menu
Gilberto Amaral

Mais disposição para o Consumo

Arquivo Geral

21/09/2018 7h00

Atualizada 20/09/2018 23h12

Dados da pesquisa do Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) mostram que as famílias na Região Centro-Oeste são as que pretendem consumir mais no Brasil. O indicador da Região (94,8 pontos) está acima da média nacional (86,9 pontos), registrando aumento de 1,5% em relação ao mês passado e crescimento de 6,4% na comparação com o mesmo período de 2017. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Assembleia…
O presidente Michel Temer embarca neste domingo para Nova Iorque, quando participará da cerimônia de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. A viagem de Temer acontece no dia de seu aniversário, quando completa 78 anos. Com isso o presidente do Supremo, Dias Toffoli assume a chefia da Nação.

…Geral da ONU
A assembleia está marcada para a próxima terça-feira, com discurso do presidente brasileiro. Esta será a última vez que Temer vai participar da reunião das Nações Unidas como presidente da República. O Brasil é sempre o primeiro país a discursar desde a 10ª sessão da cúpula em 1955, que ocorre todo o mês de setembro.

Reunião
Depois está prevista uma reunião bilateral com chefes de Estado ainda a serem confirmados. Presente na comitiva brasileira, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que aproveita a estada americana para tratar de assuntos referentes à sua pasta.

Lava Jato
Por diversas vezes escrevi aqui na coluna que essa operação iria virar pizza. E tudo leva a crer que isso vai acontecer. É um tal de prende e solta, político trocando funcionário, muitos virando “laranja”, interrogatório pra lá e pra cá… Pobre Brasil!

Urnas
Se são a favor da urna eletrônica, eu fui, sou e serei sempre contrário a essa “máquina” de votação. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber é novata no assunto, e devia pesquisar mais, inclusive em relação ao resultado das últimas eleições, que deu vitória a Dilma nos últimos minutos de apuração.

Por falar em…
A ex-presidente Dilma deverá ser eleita senadora por Minas. Já se comenta entre os mais espirituosos que ela será a presidente da Câmara Alta.

Dentro do assunto
Ninguém comentou um fato que ocorreu no dia da cassação de Dilma. Houve um entendimento, “je pense”, pois quando se cassa um político o mesmo acontece com seus direitos políticos. Nesse caso a regra virou exceção. Mutreta pura.

Cultural
O programa Gilberto Amaral que vai ao ar neste domingo, às 7h30 na Band e, às 12h30, no Canal 12 da NET, abordará a vida e a obra de um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Nelson Rodrigues. Natanry Osório (foto) será a nossa convidada especial. Ela será patrona, juntamente com o ministro Carlos Fernando Mathias de Souza, do evento de lançamento do “Nelson Rodrigues Festival UK2019”, que ocorrerá na próxima segunda, no Panteão da Pátria.

O Paciente
Por curiosidade fui assisti “O Paciente”, que mostra os últimos dias que antecederam a posse de Tancredo Neves. Na época a doença dele era gravíssima e eu já tinha conhecimento do caso desde o dia 13 de março daquele ano. Essa história eu já comentei muitas vezes, ou seja, que ele não tomaria posse devido ao grave problema de saúde. Tudo isso está no filme, inclusive as cirurgias e a presença de médicos de outros estados chamados por políticos.

Repercussão
O Conselho Federal de Medicina pretende entrar com uma ação contra o produtor do filme, que mostra os procedimentos que Tancredo foi submetido aqui em Brasília. Os exageros apresentados contra os médicos da cidade foram absurdos, mas a película, em certos momentos, exibiu a realidade dos fatos. Ainda voltarei ao assunto.

Guilherme Arantes
Com repertório composto somente por hits, o cantor Guilherme Arantes comemora 40 anos de carreira neste sábado, em show que apresenta no palco do auditório máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Bodas leoninas
Em 20 de novembro próximo, a Receita Federal completará 50 anos de serviços prestados aos cidadãos. Admirada por uns em razão do alto nível dos seus profissionais, odiada por muitos, o Leão faz o que deve ser feito, ou seja, arrecada para prover recursos que sustentarão as políticas públicas. Se os gastos públicos não têm qualidade, aí são outros quinhentos. Até lá, darei mais notícias sobre o festão das Bodas de Ouro leoninas.

Literatura
Gracia Cantanhede, mais envolvida do que nunca com a produção literária, lança novo livro na próxima segunda-feira, a partir das 19h, no Rubaiyat. “Tanto faz se for mentira ou verdade” reúne noventa crônicas escritas ao longo dos anos. Na ocasião, também brindará os presentes como o livreto de pensamentos ”Cortina de Contas”.

Salve Deus
Foi ao encontro do Pai o meu querido amigo Edson Porto (foto), primeiro médico de Brasília, e que agora no início do próximo mês iria completar seus 87 anos. Médico pioneiro, homem gentil e generoso, Edson foi diretor do Hospital Juscelino Kubitschek, no Núcleo Bandeirante, o primeiro hospital inaugurado na capital. Também foi diretor do Hospital da Asa Sul, do Hospital Presidente Médici, agora denominado Hospital Universitário, além de mais outros importantes cargos que ocupou ao longo de sua gloriosa carreira. Descanse em paz meu amigo!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado