Menu
Gilberto Amaral

Fim de semana

Willian Matos

29/04/2019 7h00

No sábado, o presidente Jair Bolsonaro almoçou com vários ministros do Tribunal de Contas da União, na residência do casal ministros Walton Rodrigues e Isabel Gallotti (foto). Na tarde, que foi das mais descontraídas, Bolsonaro papeou muito com o meu amigo Luiz Octavio Gallotti, que já pertenceu ao STF e é pai da anfitriã, ministra Isabel. Seu pai Luís Gallotti e seu avô Antônio Pires de Albuquerque também foram membros da Suprema Corte.

Os Gallotti

Desde 1960 este escriba conhece esta respeitada família jurídica. Quando Brasília foi transferida, o Supremo já tinha o ministro Luís Gallotti, que morava com sua mulher Maria Antonieta, no Brasília Palace Hotel. Era Fluminense doente e nas vitórias e derrotas a minha coluna sempre fazia um comentário.

Desafios comuns
Os governos do Distrito Federal e da cidade de Estocolmo, tendo identificado desafios comuns para seu desenvolvimento – e percebendo na inovação e na tecnologia o caminho para com eles lidar –, decidiram intensificar os vínculos entre os setores público e privado dos dois lados, disse no sábado à Agência Brasília o vice-governador Paco Britto.

Cooperação

Britto chegou à Suécia na noite da última quinta-feira, quando se encontrou com o embaixador do Brasil em Estocolmo, Nelson Antonio Tabajara. Ficou decidido, na ocasião, que o DF estimulará a participação ativa de seu setor privado – em particular as áreas de tecnologia de ponta (nanotecnologia, inteligência artificial, Internet das coisas) – na semana da inovação e cooperação Brasil-Suécia que a Embaixada organizará em outubro próximo, a Stockholm Business Region.

Desenvolvimento

Na manhã de sexta-feira, o vice-governador e os secretários que o acompanham foram recebidos por Staffan Imgvarrsson, presidente da Stockholm Business Region, à agência de promoção do desenvolvimento empresarial de Estocolmo. A parte sueca fez a apresentação de seu plano de tornar Estocolmo a mais inteligente cidade do mundo até 2040, com ênfase nos aspectos da sustentabilidade e da preservação ambiental, o que exige um diálogo estreito e permanente entre o governo e as áreas acadêmica e de negócios. Foi interação dessa natureza que permitiu o surgimento, na capital sueca, de start-ups que se transformaram em gigantes empresariais (como a Skype, a Spotify a Klarna, entre outras).

Projetos

O vice-governador Paco Britto apresentou a Imgvarrsson documento com a apresentação dos principais projetos da administração do governador Ibaneis Rocha, cujo objetivo é conseguir uma retomada do crescimento econômico e da redução do desemprego tanto pela expansão e modernização da infraestrutura do Distrito Federal, quanto pela progressiva transformação de Brasilia e suas cidades-satélites em ‘smart cities’.

Inovação

Paco Britto propôs uma visita do presidente da Stockholm Business Region a Brasilia ainda em 2019, para apresentações às comunidades acadêmica, empresarial e governamental das práticas e políticas adotadas em Estocolmo. Assim que retornar a capital federal, Britto proporá à Embaixada da Suécia em Brasília – que muito tem cooperado com o governo do DF – a organização de programa de visitas de especialistas na área da inovação, que o GDF considera peça chave para seu desenvolvimento futuro: “a tecnologia da informação tem de ser aplicada para melhorar a vida de todos, e o GDF promoverá seu uso intensivo em todas as esferas da administração, em particular na educação, na saúde, na segurança e no trânsito”.

Fusão e incorporação

Ainda na sexta-feira, a missão do GDF visitou o escritório do banco de investimentos Lenner&Partners, onde foram recebidos por seu vice-presidente Patrik Tillman. Depois de ouvir a apresentação feita pelo vice-governador Paco Britto dos principais projetos e programas do governo do Distrito Federal – inclusive no que se refere às privatizações e às parcerias público-privadas -, Tillman relatou a experiência de sua entidade nas áreas de fusão e incorporação de empresas e manifestou interesse com as oportunidades que passam a ser abertas pelo DF. Na ocasião, o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, fez uma apresentação sobre o interesse do governo Ibaneis de promover PPPs nas mais diversas áreas.

Investimentos
Em outra reunião, na quinta-feira, o secretário de Relações Internacionais do DF, embaixador Pedro Luiz Rodrigues, encontrou-se se com o presidente da Invest Stockholm, outra agência do governo da capital sueca, Erik Krüger, para apresentar a relação de projetos de investimento do DF nas áreas da infraestrutura e da tecnologia e a identificação de parcerias possíveis nas áreas pública e privada, uma vez que o mandato da agência sueca inclui a promoção de investimentos no exterior.

Avanços tecnológicos

Na véspera, Pedro Luiz manteve encontro de similar natureza com Ted Persson, dirigente de outro banco de investimentos (EQT Ventures), especializado em apoiar empresas startups tecnológicas, que considerou interessante a proposta de criação de um hub no Distrito Federal, especializado em Internet das Coisas (IOT, na sigla em inglês) e a criação de uma Smart City.

Consulado

O Consulado Honorário da França será reinaugurado hoje na capital do Amapá, Macapá, e contará com as ilustres presenças do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do embaixador francês Michael Miraillet.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado