Menu
Gilberto Amaral

Desempenho fraco…

Arquivo Geral

13/04/2018 7h00

Atualizada 12/04/2018 22h54

O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,1% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, divulgou o IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Sem crescimento mensal desde novembro do ano passado, quando o setor registrou alta de +2,4%, os dados sugerem maior dificuldade do consumo nos últimos meses. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o varejo avançou +5,2%, desempenho menos favorável do volume de vendas desde julho de 2017 (+3,6%).

…em fevereiro
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apesar de resultados positivos em dois dos dez segmentos cobertos pela PMC, a recuperação do setor continua dependente, de forma mais ampla, da regeneração das condições de consumo. Mais especificamente, aponta a entidade, ao processo de desinflação deve-se somar a intensificação da queda nas taxas de juros ao consumidor para que, quando da retomada do nível de emprego, o setor possa consolidar sua recuperação. Sendo assim, a CNC revisou sua projeção anterior de +1,2% para +1,5% ao fim do corrente ano.

Nova administração
Ontem, durante sessão plenária, os desembargadores federais elegeram os novos dirigentes que estarão à frente da gestão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no biênio 2018-2020. Por unanimidade foram eleitos para a presidência e vice-presidência, respectivamente, os desembargadores, Carlos Moreira Alves e Kassio Marques, e para a Corregedoria Regional, a desembargadora Maria do Carmo Cardoso.

Sabatinas
O governo da Albânia concedeu “agrément” a Francisco Carlos Ramalho de Carvalho Chagas (foto) como embaixador do Brasil naquele país. Ingressou no Serviço Exterior Brasileiro como oficial de chancelaria e, já como diplomata, serviu nas embaixadas do Brasil em Madri, Montevidéu, Tóquio e Buenos Aires, bem como no consulado-geral em Chicago. Desde 2013 é ministro-conselheiro em Budapeste.

Já o embaixador Fernando Simas Magalhães (foto) vai ser o nosso representante junto à OEA. Ele foi chefe da Divisão da América Meridional II, assessor do secretário-geral das Relações Exteriores e diretor do Departamento da África. Serviu nas embaixadas em Washington, Moscou, Quito e Madri, e nas Missões junto à ONU e à Organização dos Estados Americanos. Foi embaixador no Equador de 2010 a 2015.

Tarde florida
Foi mais um encontro dos mais prestigiados e alegres, com a presença das inúmeras amigas, o almoço de aniversário da querida Marisa Junqueira, que movimentou o La Tambouille. A animação foi tanta que a comemoração seguiu até o início da noite.

Mutirão
Arregaçando as mangas, professores e alunos do curso de Odontologia, do 9º e 10º períodos, do Centro Universitário Unieuro, lançaram o “Mutirão do Sorriso”. No primeiro dia atenderam a 25 moradores de Luziânia. A meta é beneficiar 300 pacientes. Coube ao coordenador do Estágio Clínico Integrado, professor Fernando Koibuchi Sakane, supervisionar todo processo. A vereadora de Luziânia, Ana Lúcia Sousa Silva foi quem solicitou essa ação ao reitor Edson Luiz Figueira, que vai beneficiar muito aquela comunidade.

Confusão
Depois de ser empossado pelo presidente Temer no Palácio do Planalto, o novo ministro da Educação, Rossieli Soares (foto), foi para o MEC e contou aos servidores, em tom descontraído: “Quando cheguei fui recebido com espocar de fogos e até pensei que fosse uma simpática manifestação de apoio a mim, mas eram manifestantes da UnB fazendo protesto”. Os servidores riram, mas não gostaram nada do que os manifestantes fizeram: o maior quebra-quebra nas portarias do MEC, danificando o patrimônio público.

Missão
Quem viu o presidente Temer discursando na posse dos novos ministros, no Palácio do Planalto, saiu de lá convencido de sua coragem e sua determinação em cumprir sua missão constitucional na presidência do Brasil. Apesar de todas as dificuldades e da falta de patriotismo das oposições, ele segue firme na defesa do país. Pela minha convivência de muitos anos com o poder em Brasília, posso garantir que se fosse outro já teria desistido. Estamos vivendo a maior crise de todos os tempos.

Um pouco de muita gente
Muitas flores e cumprimentos em torno da querida amiga Lena Mara Nogueira (foto), que comemora hoje o seu aniversário. Daqui vai o nosso abraço!

No dia 18 de maio, a Embaixada da França abre as portas para o baile Gala do Lycée Français de Brasília.

Victor Emmanuel França e Silva felicíssimo com a volta de seu pai, diplomata que estava servindo em Jerusalém.

E o Paulo Uchoa? Ninguém sabe, ninguém viu.

O neurologista Miguel Farah, preparando varas e anzóis para uma pescaria no Mato Grosso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado