Menu
Gilberto Amaral

Corte de gastos

Willian Matos

26/04/2019 7h00

Há pouco menos de dois meses no cargo, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna (foto), conseguiu, só num primeiro mapeamento, reduzir drasticamente os gastos em convênios considerados sem aderência à missão de Itaipu. A rescisão soma mais de R$ 42 milhões. Toda essa economia será aproveitada em obras estruturantes e em outras parcerias com impactos sociais mensuráveis.

46 anos de sucesso

Nesta sexta-feira, a Itaipu Binacional celebra uma das datas mais importantes de sua história: o aniversário da assinatura do Tratado que, há 46 anos, deu origem à criação da usina. Sem esse arranjo diplomático, resultado do esforço de brasileiros e paraguaios, a construção da maior hidrelétrica em geração limpa e renovável não seria possível.

Mudanças

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou relatório sobre a medida provisória que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. O relatório, elaborado pelo senador Roberto Rocha também retira a cobrança por bagagem e obriga as companhias aéreas a transportarem malas de até 23 quilos em voos domésticos. Para se tornar lei, a proposta precisa de aprovação na Câmara e no Senado.

SUS ofertará…

As pessoas que vivem com a doença rara Atrofia Muscular Espinhal (AME), tipo 1, os mais presentes no país, terão à disposição no Sistema Único de Saúde o medicamento Nusinersen (Spinraza). O insumo, único no mundo recomendado para o tratamento de AME, passa a ser incorporado pelo Ministério da Saúde.

…remédio para doença rara

O anúncio foi feito pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal. Os demais subtipos da doença estão sendo analisados dentro de um novo modelo de oferta de medicamentos para os pacientes portadores da doença, o chamado compartilhamento de risco.

Leão

Até às 17h de ontem 20.298.863 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, auditor-fiscal Joaquim Adir, a expectativa é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem declaração. O prazo de entrega se encerra no dia 30.

Palestra na ABL

Jornalista, escritor e pesquisador João Máximo abre na Academia Brasileira de Letras o ciclo de conferências “Poesia cantada: melodia e verso”, sob coordenação do acadêmico e jornalista Zuenir Ventura. O evento está programado para o dia 2 de maio, às 17h30, com o tema “Noel Rosa, a cidade e o morro”.

Educação I

A educação é uma das áreas do governo de Jair Bolsonaro com melhor avaliação nestes primeiros meses de 2019, segundo pesquisa do CNI-Ibope divulgada pela Confederação Nacional da Indústria. De acordo com o levantamento, que ouviu cerca de 2 mil pessoas em 126 municípios entre os dias 12 e 15 de abril, 51% dos brasileiros aprovam as ações do governo em relação à educação.

Educação II

Entre as medidas tomadas pelo Ministério da Educação no início do ano estão o reajuste do piso salarial do magistério, a criação de secretarias que trabalham com educação inclusiva e alfabetização, a expansão do modelo de ensino das escolas cívico-militares, o aumento na oferta de bolsas para a educação superior, além de maior liberação de recursos para o setor, com repasses destinados a manutenção, custeio, pagamento de assistência estudantil, valorização dos profissionais, entre outros.

Espumantes

César Santos embarca para Portugal em busca de novidades para a quarta edição da Sparkling Wine Fair, feira internacional de espumantes. Ele aproveita a temporada na Europa para celebrar seu aniversário, tendo no roteiro Lisboa, Alentejo e Comporta. O SWF vai movimentar o Pontão, nos dias 13 e 14 de setembro.

TGS Solidário

O Taguatinga Shopping, em parceria com o Transforma Brasil, lança no mês de aniversário de Brasília sua mais nova plataforma: o TGS Solidário, uma ferramenta de tecnologia social online, que realiza o encontro entre boas ações e corações voluntários. Será no dia 30, às 10h, em um brunch, seguido de apresentação com o maior empreendedor social do Brasil, Fábio Silva, entre outras lideranças da capital.

Bodas de Prata

Em romântica viagem de navio, que partiu de Veneza, Sérgio Leite e Camila Hosken comemoraram 25 anos de feliz união. A celebração das Bodas de Prata aconteceu a bordo do navio, na Eslovênia, com belíssima cerimônia e presença de toda a família!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado