Menu
Gilberto Amaral

Competência e seriedade

Arquivo Geral

03/08/2016 7h14

Atualizada 02/08/2016 21h49

O deputado Rodrigo Maia (foto) ocupou ontem, pela primeira vez, a presidência da Câmara Federal. Discutia-se o projeto de renegociação de dívidas do Estado com o governo federal. O presidente Rodrigo Maia, com sua competência e paciência, ouviu os parlamentares saírem do assunto para discutirem outros projetos que nada tinham a ver com o que estava em curso. Por várias vezes mandou que as galerias fizessem silêncio para que a sessão não fosse suspensa.

Retornando
Depois de uma viagem a Portugal em atividade acadêmica, o ministro Carlos Fernando Mathias de Souza e sua Maria Luíza (foto) retornaram à Brasília. Ele foi a convite da Universidade de Coimbra, onde fez uma conferência para alunos de pós-graduação em matéria de propriedade intelectual. Os alunos, se fosse como antigamente, estenderiam suas capas pretas para ele passar. Mas o belo e gentil ato praticamente já não existe mais hoje em dia.

Orando por nós
Eles não deixaram de passar em Fátima, onde foram acompanhados pelo diretor da Faculdade de Direito de Coimbra, professor Rui Marcos e pelo decano, o catedrático Pinto Monteiro. Ontem fizeram suas orações e o ministro Mathias agradeceu o milagre de continuar vivo, ainda mais depois do problema de saúde que passou e quase o levou para conhecer os anjos e arcanjos no Céu.

Oh Bella Roma
Em Roma, Carlos Fernando e Maria Luíza atravessaram a Porta Santa, que permanecerá aberta no decorrer deste ano, proclamado pelo Papa Francisco como o Ano da Misericórdia. Em Roma foi recebido pelo vice-presidente da Corte Constitucional e pelo juiz decano da Corte de Cassação italiana.

Al mare
Como ninguém é de ferro, depois de todos esses encontros oficiais o casal fez um pequeno cruzeiro pelo Mediterrâneo, passando pelas ilhas gregas, Atenas e por Éfeso, onde visitaram a última residência de Nossa Senhora, que fica na Turquia, e o túmulo de São João Batista.

Expansão
Será logo mais, às 19h, na Clínica da Visão Oftalmed da Asa Sul, a inauguração da ala totalmente voltada a atender pacientes portadores de catarata. Instalações confortáveis e equipamentos modernos, atrelados a uma equipe renomada de oftalmologistas chefiada pelos doutores Celso Boianovsky e Jonathan Lake, na nova ala se fará uso do método Femto Lazer, procedimento que elimina a necessidade do uso de lâminas e aumenta a segurança e precisão. Uma beleza!

Mercosul
Chegou a hora da verdade. A Venezuela chavistas entrou no Mercosul pela janela durante uma suspensão do Paraguai arquitetada pelo aspone Marco Aurélio Garcia. Agora está sendo chutada pela porta de trás pelo Brasil e pela Argentina. Maduro só conta com o apoio da Bolívia, o que não adianta nada, pois a Bolívia é só um membro observador.

Steak House
Com jantar beneficente em que toda a renda será destinada ao Lar da Criança Padre Cícero, o Madero abre suas portas, nesta noite, no Shopping ID.

Aliança francesa
Encontrei nesse fim de semana com o pioneiríssimo Amaury Aquino, presidente da Aliança Francesa de Brasília e que tem como diretora, a francesa Elizabeth Ranedo. Ele me contou que a escola está se expandindo na cidade, pois além da filial na 708/908 Sul, tem uma no Sudoeste e antes de terminar o ano vai inaugurar mais outra em Águas Claras.

B-day
Muitas flores, festa e cumprimentos em torno da escritora Gracia Cantanhede (foto), que assopra velinhas nesta quarta-feira. Para festejar a data, Gracia vai oferecer elegante happy hour, amanhã, no Marieta da QI 9 do Lago Sul.
Em prol da economia
O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protasio (foto), está no comando de uma belíssima campanha para dinamizar a economia estadual, aproveitando o impulso proporcionado pelos Jogos Olímpicos.

Frente de peso
No governo federal Protasio está arregimentando aliados importantes para a missão modernizadora do Rio. Já fazem parte dessa frente o ministro Moreira Franco a os embaixadores, Roberto Jaguaribe e Pedro Luiz Rodrigues.

Despreparo
A delegação de Antígua e Barbuda, pequeno país do Caribe, quase foi impedida de desembarcar no Rio. É que o funcionário da imigração achou que um país não poderia ter tal nome.

Viva a baronesa
A minha amiga Lúcia Itapary (foto), que preferiu ir morar no Rio de Janeiro e virar carioca, não deixa de festejar o seu aniversário em sua querida Brasília. Na próxima semana, mais de cem chiques e perfumadas estarão presentes na comemoração de seu aniversário, que vai movimentar o Caponata, a partir das 16h. Não será novidade para este colunista se ela for coroada pelas amigas, porque mesmo residindo no Rio, continua sendo a nossa sempre querida baronesa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado