Menu
Gilberto Amaral

Brasil e Reino do Marrocos

Arquivo Geral

21/03/2018 7h00

Atualizada 20/03/2018 23h14

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Fernando Collor, preside hoje reunião conjunta dos grupos parlamentares de amizade do Senado Federal e da Câmara de Conselheiros do Parlamento do Reino do Marrocos. O presidente do Grupo, do lado brasileiro, é o senador Cristovam Buarque. Os visitantes serão homenageados com almoço no restaurante dos senadores, administrado pelo Senac, que incluiu pratos da culinária marroquina para que os parlamentares e funcionários do Senado possam apreciar as iguarias gastronômicas daquele país. Já os visitantes poderão degustar o nosso bobó de camarão. Em seguida, o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira e o 1º vice-presidente da Câmara de Conselheiros do Marrocos, Abdessamad Kayouh assinarão um Memorando de Entendimento entre as duas casas. Mais tarde a delegação será apresentada ao plenário da Casa.

Os Maia

Cada dia fortifica-se mais a candidatura do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, à presidência do país. Domingo, depois da missa, na varanda da casa do presidente Sarney, o Rodrigo me contou que foi ao nordeste visitar a família e ficou orgulhoso de ver em uma das praças o busto do seu avô, Felinto Epitácio Maia, que comandou a árdua missão de transferir a capital do Rio para Brasília.

Felinto Maia

Eu vim pra cá com o doutor Felinto, na época diretor da Casa da Moeda, onde eu trabalhava. Fui requisitado e aqui me coube a difícil missão de receber a primeira leva de funcionários transferidos. Conversando com o grande empresário Paulo Octávio sobre construir um prédio homenageando Felinto Maia, ele aquiesceu na hora, com muito júbilo. Só falta agora a autorização que já me foi dada de boca, pelo presidente Rodrigo Maia.

Errei

O senador Édison Lobão, que no domingo ao buscar a “marmita” para o almoço em casa, levou um tombo e fraturou o fêmur, vai ser candidato à reeleição pelo Maranhão. Eu havia escrito que ele estava se interessando em voltar para a pasta de Minas e Energia. Lobão passa bem.

Dia festivo

Contam tem hoje, Gláucia e seu pai deputado Mauro Benevides. Comemoram a data cercados do carinho de toda a família. Os parabéns da coluna!

O livro de Mercedes

Se existe uma pessoa que pode falar tudo sobre Brasília, mesmo sendo Argentina, é Mercedes Urquiza, que já divulgou pelo mundo todo a capital construída por JK, através de fotografias. Ela aqui chegou com o Hugo, já falecido, e suas duas filhas, Mercedes e Gabriela. Agora ela escreveu um livro para contar toda a história por trás das fotos: “A Trilha do Jaguar: Na Alvorada de Brasília”. O lançamento será no Salão Negro do Ministério da Justiça, mês que vem.

Solução de conflitos

O curso de Direito do Centro Universitário Unieuro, sob a coordenação da professora Miría Enéias, realizou na última sexta, na unidade Asa Sul, a aula especial inaugural do semestre com a participação de professores e convidados que palestraram para os alunos sobre três relevantes temas: “Arbitragem e Mediação como Meios Alternativos de Solução de Conflitos”, “A Desmistificação da Arbitragem e da Mediação” e “A Disseminação da Arbitragem, Através da Competição”.

Intuição

Pelo andar da carruagem tudo me leva a crer, pelas visitas constantes do ministro Gilmar Mendes aos estados para conferências, que ele é um propenso candidato à presidência da República. Por falar em presidente, alô, alô Fux!

Guerra judiciária

Cada vez piora mais a situação do Brasil. Certa vez eu escrevi que não seria novidade se a Lava Jato acabasse em “pizza” . Pelo que se vê, caminha para tal mister. Os desentendimentos entre os Poderes, principalmente agora no STF, só vai se agravando. Tem muito Poder Judiciário neste país, mandando e desmandando.

Candidatos

Já chega quase a vinte, o número de candidatos para a sucessão de Rodrigo Rollemberg, que agora no seu último ano começou a mostrar serviço, o que ele não pode fazer anteriormente por falta de verbas e outros problemas maiores. Em todos os cantos da Corte as máquinas estão trabalhando para melhorar a região.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado