Menu
Gilberto Amaral

A lei da bengala

Arquivo Geral

15/08/2016 6h50

Atualizada 14/08/2016 20h53

O ministro Celso de Mello, nomeado para o Supremo pelo presidente Sarney a pedido do saudoso amigo Saulo Ramos, pelo menos até agora não quis se aposentar aos 70 anos. O decano vai completar 71 anos no dia 1º de novembro, não aproveitou a lei, mas mesmo assim está usando uma bengala.

Trocadilho

Segundo os poetas Emilio de Menezes e Paula Ney, sentados numa mesa na antiga Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, avistaram uma grávida passando. Um disse “bengalada” e o outro, “bengalinha”.

Láurea

A premiada escritora Clotilde Chaparro (foto) receberá na Câmara Distrital, no dia 19, às 15h, o título de Cidadã Honorária de Brasília. A iniciativa foi do deputado Raimundo Ribeiro, que destacou os inúmeros e grandes feitos culturais de Clotilde em prol da sociedade. Ela traz em suas obras e trabalhos, abordagens sobre a violência moral e psicológica contra a mulher. Formatado em impresso, áudio e digital, o seu romance Duzinda, traduzido para o espanhol e inglês, já vendeu mais de 30 mil exemplares.

Atuante I

Sempre preocupado com os problemas que afligem os amazonenses, o deputado Átila Lins foi recebido em audiência pelo presidente Michel Temer. Átila abordou diversas questões, entre elas o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, ameaçada por mudanças no modelo de incentivos fiscais.

Atuante II

Outras preocupações mencionadas pelo deputado foram o restabelecimento das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, a reforma e construção de aeroportos em 25 municípios, bem como a continuação do vitorioso programa Luz para Todos. Atento e confiante, Temer disse-lhe que em setembro se reunirá com deputados e senadores amazonenses para discutir essas questões.

Gastronomia para todos

O italianíssimo chef estrelado Massimo Bottura (foto) está no Rio para cozinhar com os restos de comida da Cidade Olímpica. A ação faz parte da sua associação “Food for Soul” que luta contra o desperdício alimentar. O seu Osteria Franscana, três estrelas Michelin, foi coroado a melhor mesa do mundo. Agora ele abre o restaurante efêmero “La Refettorio Gastromotiva” no coração da Lapa. Saiba mais no blog Degustar o Mundo.

Start-up franco-brasileira

Plantações mais sãs graças a uma start-up franco-brasileira que produz carvão orgânico a partir da decomposição da polpa do café. A Cophenol tem o objetivo de diminuir o uso de fertilizantes nas lavouras. O processo de produção do carvão está sendo realizado no laboratório da Universidade Paris 13 e a mostra do resíduo orgânico está sendo testada no Brasil. Os fundadores Emmanuel Thiérry e Moussa Dicko (dois franceses) e a brasileira Mariana Bittencourt apresentaram recentemente o projeto ao presidente francês François Hollande (foto) e ao ministro da Economia Emmanuel Macron.

Contrafação de bebidas

A falsificação de bebidas alcoólicas, sobretudo vinhos, causa um prejuízo de 1,3 bilhões de euros (cerca de 5 bilhões de reais) para a União Europeia e a perda de mais de 20.000 empregos. O país mais afetado por este fenômeno é a Espanha, cujas empresas perdem anualmente 263 milhões € e o “Leão” espanhol vê 90 milhões € voar pela janela com o imposto especial de consumo não recolhido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado